Sicredi amplia ações para fortalecimento da economia local

In Economia On
- Updated

Iniciativa “Eu Coopero com a Economia Local” tem como objetivo engajar pessoas em prol da valorização dos pequenos negócios

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados em todo o Brasil, tem investido desde junho num movimento para engajar as pessoas em prol dos negócios regionais, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”.

A iniciativa colaborativa visa, portanto, o fomento do empreendedorismo e dos pequenos negócios, setor que, em 2019, registrou um aumento de 22% em novas vagas de emprego criadas, em comparação com o ano anterior, segundo o Sebrae.

Com campanhas de comunicação, parcerias e um selo que destaca empresas engajadas,  o movimento reforça, acima de tudo, a importância dos pequenos empreendedores e do comércio local para o desenvolvimento da economia.

Com a ação, o Sicredi também busca, da mesma forma, conscientizar os consumidores sobre a necessidade de consumir produtos e serviços regionais, formando uma corrente positiva em prol das microrregiões. 

“O desenvolvimento das cidades onde o Sicredi atua está conectado ao propósito da instituição financeira cooperativa desde a sua fundação, em 1902. Cada vez mais, acreditamos que a ajuda mútua e a solidariedade, tão inerentes ao cooperativismo, são saídas para a retomada da economia e o desenvolvimento da sociedade”, afirma o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. 

Empresários como Karina Aliano, proprietária de uma loja de roupas em Ibiporã, no interior do Paraná, já estão, na mesma linha, engajados no movimento.

“Logo que conheci os objetivos, achei muito bacana. Vejo que muitas pessoas ainda saem de Ibiporã para comprar em outras cidades, por não terem um olhar para o comércio local. Minha loja é pequena, mas empregamos quatro pessoas”, comenta.

Para a empreendedora, a iniciativa do Sicredi, que conta, em primeiro lugar, com o apoio dos empreendedores locais, ajuda a fortalecer o desenvolvimento regional, num momento de extrema importância

“Vemos grandes redes fechando e o comércio local está sobrevivendo. E precisamos continuar porque o dinheiro gira no município”, analisa.

No Interior de São Paulo, a empreendedora Lucimara Aparecida Breve também integra o movimento.

A confeiteira de Bauru destaca, em outras palavras, como a iniciativa tem colaborado para o crescimento do negócio.

“Esse projeto é muito especial porque abriu a mente para novos conhecimentos e troca de experiência”, diz.

E prossegue: “Um empurrão pra gente não desistir, não ter medo. O movimento traz esse fortalecimento importante para os negócios pequenos.”

Além disso, conclui: “Estimula a ter coragem, inovar e desempenhar melhor, fazendo com que a pequena empresa ou o comércio local sejam conhecidos”. 

Dicas a empreendedores 

Integrando o movimento “Eu Coopero com a Economia Local”, o Sicredi lançou o hotsite que serve como fonte de informações.

Também é ferramenta de apoio a pequenos empresários.

Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma é um canal de conteúdo que apoia o empreendedor a impulsionar seus negócios.

Traz dicas, orientações e até ferramentas que o ajudam na divulgação de seus produtos e serviços no ambiente digital.

Em segundo lugar, dispõe de uma área específica para empreendedores que buscam desenvolver seus negócios.

Estão disponíveis vídeos gravados por colaboradores do Sicredi que explicam o que são as redes sociais.

E orientam como criar contas empresariais nessas mídias, dicas de conteúdo, micromarketing, atendimento, fluxo de caixa, negociação com fornecedores e oportunidades de inovação com meios de pagamento digitais.

E-books

Temas como esses também são abordados em e-books, disponibilizados gratuitamente para download.

Os visitantes do hotsite do movimento “Eu Coopero com a Economia Local” podem ter acesso a um gerador de anúncios digitais

Com ele, empresários podem criar, de maneira personalizada, cards para Facebook, folhetos e banners, entre outros itens de comunicação online que os ajudam a impulsionar os seus estabelecimentos em ambientes digitais.

Impacto positivo 

Com atuação pautada pela promoção do ciclo virtuoso, o cooperativismo tem gerado, ao longo dos anos, impacto positivo nos municípios onde atua.

A pesquisa Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), demonstra o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios brasileiros que passaram a contar com uma ou mais instituições financeiras cooperativas durante o período analisado no estudo, entre 1994 e 2017.

De acordo com o estudo, em conclusão, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

You may also read!

Manutenção emergencial afeta abastecimento em São Bernardo, Diadema e parte de Santo André na noite desta terça (30.04)

Reparo em equipamento deve ser concluído na madrugada de quarta-feira (1º.05), com retomada gradativa da distribuição de água ao

Read More...

Paulinho aproveita rampa de skate e lança Gilvan

Joaquim Alessi Mais direto, impossível. Ao inaugurar o Parque Sérgio Cyrino da Silva, com sua monumental pista de Skate, o

Read More...

PSB, DC e PMB iniciam conversa para definir vice de Eduardo Leite

A menos de três meses da data de início das convenções partidárias, PSB de Santo André dá a largada

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu