No Estado, 98 adolescentes da Instituição foram selecionados nos processos seletivos do Centro Paula Souza para as Etecs e Fatecs
Cinco adolescentes que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa de internação na Fundação Casa no ABCD foram aprovados no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
São três, em resumo, adolescentes do Casa Santo André II, de Santo André, e dois dos Casas São Bernardo I e II, em São Bernardo do Campo.
Eles são parte do grupo de 98 adolescentes da Fundação Casa aprovados nos processos seletivos das Etecs e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.
Para o ensino técnico, da mesma forma, foram 86 adolescentes selecionados, enquanto 12 passaram para as Fatecs.
Os aprovados representam, portanto, 41,5% dos 236 jovens na Instituição inscritos para as seleções do primeiro semestre de 2021.
Dos aprovados do ABCD, o jovem Rafael (nome fictício), de 17 anos, já foi convocado na primeira lista de chamada e matriculado no curso de Mecânica da Etec.
Os outros quatro aguardam possível convocação a partir da segunda chamada, prevista para começar após 28 de janeiro (amanhã).
Estudioso
O diretor do centro socioeducativo, André Luiz Martins Barboza, disse que Rafael é um garoto estudioso.
“O adolescente foi aprovado em segundo lugar devido ao excelente rendimento escolar. Ele deseja se dedicar aos estudos e atuar na área”, comentou.
“A formação técnica e tecnológica é meio para que esses adolescentes tenham uma formação que proporcione a possibilidade de melhor inserção no mercado de trabalho, cada vez mais especializado e competitivo”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa.
Assim como no Vestibulinho e do Vestibular, a seleção para o primeiro semestre de 2021 se deu por meio da análise do histórico escolar, sem prova presencial ou online.
A mudança do critério foi para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Estado e autoridades sanitárias.
Visando, em conclusão, a preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia.