Unidade de Atendimento à Gripe atende 57 pessoas no primeiro dia

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Foto: Comunicação/PMD

Serviço irá, emprimeiro lugar, ampliar capacidade de atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. O serviço é focado no público adulto com sintomas leves e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nesta quinta-feira (27.01), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início aos trabalhos na Unidade de Atendimento à Gripe, no Piraporinha.

O local foi aberto oficialmente às 7h para reforçar a rede municipal e, acima de tudo, ampliar a capacidade de atender os pacientes adultos com suspeita de Covid-19 ou outras síndromes respiratórias.

Ao longo do primeiro dia, os trabalhos seguiram, da mesma forma, dentro da normalidade e a tendência é que a procura aumente de forma gradativa nos próximos dias. Segundo dados parciais, até as 17h, foram feitos 57 atendimentos, 31 testes rápidos e coletados 53 testes de RT-PCR. O atendimento segue até as 21h.

Força tarefa

“Diante do aumento da demanda, a Administração fez uma força tarefa para montar esse espaço no menor tempo possível e conseguir atender a população com mais agilidade. Essa é mais uma medida da Prefeitura, dentre tantas outras já adotadas anteriormente, para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus e também frear o aumento de casos de Influenza”, afirmou, em resumo, a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.

O munícipe adulto que apresentar suspeita de Covid-19 ou sintomas gripais leves (dor de garganta, coriza, tosse e dor no corpo) deverá procurar a Unidade de Atendimento à Gripe.

Os usuários passam por triagem com equipe da área de enfermagem em uma das salas montadas para essa finalidade, onde são avaliados os sinais vitais, como saturação, aferição de pressão e temperatura, depois são encaminhados para a testagem (respeitando os critérios previstos no Plano Municipal de Contingência) e, na sequência, para consulta médica.

Caso necessário, o paciente recebe, portanto, medicação no local e, em caso de agravamento, será feita transferência via ambulância para a referência hospitalar.

Mas, até agora foi necessária apenas uma remoção.

Como funciona

A Unidade de Atendimento à Gripe está instalada nas dependências do Ginásio Mané Garrincha, no bairro Piraporinha. A entrada dos pedestres é pela Rua Cariris, 195, e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Para a triagem é necessário, neste momento, a apresentação do documento pessoal e do CPF.

O serviço vai atender a população adulta com sintomas leves. No local vão trabalhar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos, divididos em três turnos. São sete salas de triagem, sete de coleta e sete consultórios, além de sala de medicação e sala de observação.

Serviço aprovado

A primeira paciente do novo equipamento foi a professora de educação física Juliana Nascimento Souza, de 32 anos. Apesar de já ter tomado as duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19, a usuária sentiu sintomas característicos da doença e decidiu procurar o serviço. “Fiquei sabendo da abertura pelas redes sociais e vim logo cedo. Gostei do atendimento, fiz teste, acabei tendo a confirmação que estou com covid-19. Agora é tomar todos os cuidados para me recuperar. Mas estou muito feliz que a Prefeitura montou essa estrutura para atender. Dou nota 10”, afirmou Juliana.

O segundo paciente atendido foi José da Silva, 50 anos, morador da Nova Conquista. “Tem três dias que estou sentindo sintomas. Um amigo soube que estava assim e me avisou que a Prefeitura ia abrir o espaço e vim. Em trinta e cinco minutos passei na triagem, fiz o teste, peguei o resultado, passei em consulta e já estou indo para casa”.

Outras informações

A montagem da infraestrutura teve, portanto, início no sábado, dia 22 de janeiro e foi finalizada na quarta-feira (26).

O local foi todo preparado, equipado e, acima de tudo, higienizado para receber os primeiros pacientes na manhã desta quinta-feira (27).

Os consultórios contam com barreira física para manter a privacidade durante o atendimento e tem acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção.

Todos os pacientes saem do equipamento com orientações sobre o cumprimento da quarentena (quando positivado para a covid-19) e medidas de prevenção, como fazer uso constante de máscara, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar contato com pessoas gripadas ou resfriadas e locais fechados ou com aglomerações.

Diadema contra a Covid-19

Além da implantação do novo serviço, Diadema mantém, da mesma forma, a rede articulada em vários pontos de atenção para o enfrentamento da pandemia.

Na área hospitalar, o município atualmente conta com 69 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 ou outras doenças respiratórias, com possibilidade de expansão desse quantitativo, a partir da gestão interna dos leitos.

Outra estratégia, além disso, tem sido acelerar a Campanha de Vacinação. Segundo o Vacinômetro, Diadema já aplicou até essa quinta-feira (27), 784.172 vacinas no total, sendo a primeira dose em 339.152 pessoas, a segunda dose em 305.684 pessoas, a terceira dose em 116.781 pessoas, a quarta dose em 22 pessoas, a dose única em 10.239 pessoas e 12.294 doses em crianças.

A primeira dose está disponível para crianças entre 5 e 11 anos (com ou sem comorbidades) e para o público a partir de 12 anos.

Já a dose de reforço está disponível para idosos acima de 60 anos, Trabalhadores da Saúde e da Educação e maiores de 18 anos, desde que respeitado o intervalo de quatro meses da segunda dose (D2). Já os imunossuprimidos devem respeitar o intervalo de 28 dias entre a D2 e D3 e quatro meses entre a D3 e D4.

Outras informações sobre a Campanha de Vacinação contra a covid-19 em Diadema estão, em conclusão, em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Horário: 7h às 21h

Atendimento: de segunda a sexta-feira

Local: Clube Municipal Mané Garrincha

Endereço: Rua dos Cariris, 195, Piraporinha

Será necessário a apresentação do documento pessoal com foto e CPF para passar em atendimento.

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