Insper adere ao Parque Tecnológico de Santo André

In ABCD, Inovação On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMSA

Instituição de ensino passa a fazer parte, acima de tudo, do ecossistema de inovação da rede

O Parque Tecnológico de Santo André acaba de receber, portanto, mais um importante integrante em seu ecossistema de inovação.

O Insper, reconhecido centro de ensino e pesquisa com foco em negócios, economia, engenharia, direito e políticas públicas, passa a compor, por exemplo, a rede de instituições parceiras do espaço, fortalecendo a conexão entre academia, empresas e poder público.

Com a adesão, o Insper irá integrar, em primeiro lugar, a rede de inovação do Parque Tecnológico com iniciativas que visem ampliar o acesso a soluções de alto valor agregado para empresas, startups e empreendedores do ABCD.

A parceria permitirá a oferta de consultorias, mentorias, projetos de pesquisa aplicada e outras ações estratégicas voltadas à promoção de inovação e competitividade empresarial.

O Parque Tecnológico, inaugurado em 2019 pela Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, tem como missão impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial da cidade e da região.

Desde sua criação, tem se consolidado como ponto de convergência entre diferentes atores do ecossistema, conectando universidades, centros de pesquisa e empresas de diversos setores.

Avanço importante

Na avaliação do prefeito, Gilvan Ferreira, a chegada do Insper representa um avanço importante para o Parque Tecnológico.

“Estamos muito felizes com a adesão do Insper, que é referência nacional e internacional em ensino e pesquisa. A presença da instituição no nosso Parque Tecnológico vai potencializar a troca de conhecimento e a geração de projetos inovadores, beneficiando empresas, startups e a sociedade andreense como um todo”, disse o prefeito.

Segundo Rodrigo Amantea, professor do Insper e head do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, localizado na sede instituição de ensino, a união entre as partes é significativa para o desenvolvimento da inovação.

“É uma parceria muito importante, porque estamos conseguindo unir o melhor do Parque Tecnológico com o melhor do Insper. Desta forma podemos colaborar positivamente com as nossas competências à rede dos Ambientes Paulistas de Inovação”, disse Amantea.

A assinatura da parceria deu-se na terça-feira (29.07), na sede do Insper, em São Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato, também destacou o impacto da parceria.

“O bureau de serviços do Parque Tecnológico tem o objetivo de aproximar o setor produtivo das melhores soluções acadêmicas e de pesquisa. Com o Insper somando forças, ampliamos ainda mais a qualidade e diversidade de conhecimento disponível para apoiar os empreendedores e empresas do ABCD”, afirmou Banzato.

Inovação aberta

Na segunda-feira (28.07), o Parque Tecnológico, juntamente com a General Motors do Brasil (GM) lançou o seu quarto desafio de inovação aberta.

A iniciativa que busca aproximar empresas, universidades e startups para o desenvolvimento de soluções nas empresas.

Com o tema “IA e Tecnologias Promotoras de Segurança Operacional Aplicadas em Veículos Industriais e Intralogística”, o novo desafio propõe a criação de soluções disruptivas que ampliem a segurança em ambientes produtivos, envolvendo tecnologias como Inteligência Artificial (IA), sensoriamento inteligente e visão computacional aplicados a veículos industriais, como empilhadeiras e rebocadores.

As inscrições para o desafio podem ser realizadas pelo link http://acesse.santoandre.br/GMChallenge4. Universidades, startups e empreendedores interessados podem inscrever propostas de acordo com as oportunidades apresentadas no formulário até 30 de setembro. Mais informações também podem ser consultadas por meio do site http://acesse.santoandre.br/DesafioGM-IV.

You may also read!

GCM de Diadema forma 104 novos integrantes para reforçar segurança pública municipal

Novos guardas representam, acima de tudo, aumento de 35% no efetivo da cidade; incorporação à GCM se dá após

Read More...

Diadema estuda ampliar parcerias com Estado em educação e cultura

A secretária de estado Marilia Marton esteve no município visitando o Projeto Guri, o Circo Escola e o CEU

Read More...

Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia de Ribeirão Pires abre terceiro fim de semana com shows de artistas da cidade no ChocoPaço

Evento teve programação especial nesta sexta-feira (21), com apresentações musicais, participação da EMARP, em parceria com ABC+Cultura O terceiro fim

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu