São Caetano realiza quinta etapa do inquérito epidemiológico

In Saúde On
- Updated

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com o Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), iniciou domingo (23/8) a quinta rodada do Inquérito Epidemiológico sobre a covid-19.

Entre os meses de junho e julho foram realizadas quatro pesquisas com 3.440 pessoas. A cada fase, realizada em intervalos de 15 dias, foram feitos testes domiciliares em 860 moradores, sorteadas aleatoriamente (uma pessoa por residência). Além disso, todos participaram de uma pesquisa que mostrou o perfil dos moradores como hábitos, medidas de isolamento, local de residência, faixa etária, gênero, entre outros.

A quinta etapa, realizada nos dias 23, 24 e 25 de agosto, acontece com intervalo de mais de trinta dias após a primeira fase de testagens. “É um passo importante para entendermos se houve crescimento ou estabilidade de casos neste período. São Paulo repetiu os inquéritos e observou que não houve modificação. Vamos, agora, saber se em nosso município aconteceu a mesma coisa ou se houve aumento de número de contaminados e avaliar o tamanho da epidemia em São Caetano”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Uma das equipes de enfermeira e pesquisadora esteve no Bairro Vila Gerty e testou parte dos moradores. Gerson Ferreira, 45 anos e motorista de ônibus, não parou de trabalhar durante toda a pandemia. “Hoje é a terceira vez que faço o teste. Já fiz duas vezes na garagem da empresa que trabalho e agora participo desta pesquisa e continuo comemorando os resultados negativos”, destacou. Segundo o morador, os três testes deram negativo porque ele e toda a família têm tomado todos os cuidados para que todos se mantenham seguros.

O aposentado Edgard José da Silva, 67 anos, ficou feliz em participar da pesquisa epidemiológica. “Minha irmã e meu irmão já haviam realizado o teste e eu ficava na expectativa de ser sorteado”. Edgard, assim como seus irmãos, testou negativo para a covid-19 e afirmou que continuará seguindo as recomendações para proteger toda sua família.

O reitor da USCS, Leandro Prearo, afirmou que é importante continuar mapeando os casos da cidade. “O exame nos mostra a quantidade de pessoas que já tiveram contato com o coronavírus e o caminho da contaminação”, explicou.

O teste é realizado nos 15 bairros da cidade e avalia a transmissibilidade e a circulação do vírus pelo município, segundo a secretária de saúde, “um dado importante na construção do planejamento de ações futuras”.

Texto: Gisele Lopes 

You may also read!

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Com o Smart Sampa, GCM da Capital prende assassino foragido quatro horas após expedição de mandado

Tecnologia de reconhecimento facial da Prefeitura permitiu localizar no Brás, nesta terça-feira (12), condenado por homicídio qualificado As câmeras

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu