São Caetano é destaque no Índice de Efetividade de Gestão Municipal

In ABCD On
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

São Caetano do Sul é destaque, em primeiro lugar, no IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2023).

Trata-se, acima de tudo, de levantamento criado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) para avaliar a eficiência das Prefeituras.

A cidade está, por exemplo, entre as três da Região Metropolitana que obtiveram nota B no Índice, que representa gestão efetiva.

Outros 26 municípios da Grande São Paulo obtiveram, da mesma forma, a classificação C (baixo nível de adequação), enquanto nove alcançaram a avaliação C+ (em fase de adequação).

Em todo o Estado, apenas 52 das 644 prefeituras avaliadas atingiram a classificação B, o que representa 8% do total – nenhum município alcançou a nota A (gestão altamente efetiva) ou B+ (muito efetiva).

A Capital não integra o levantamento por ser fiscalizada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município), e não pelo TCE.

Áreas analisadas

Sete áreas são analisadas (entre parênteses as notas de São Caetano em cada uma delas): Saúde (B), Educação (B), Planejamento (C), Gestão Fiscal (B), Meio Ambiente (B), Governança em Tecnologia da Informação (B+) e Segurança das Cidades / Defesa Civil (A) – somente sete municípios do Estado conquistaram a classificação A neste último quesito.

“Recebemos a notícia com alegria. Mostra que estamos no caminho certo, embora sabedores dos grandes desafios que temos pela frente. Temos uma missão muito clara, que é melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso com o aprimoramento dos serviços públicos para que a roda desenvolvimentista de São Caetano do Sul não pare”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

O chefe do Executivo lembra que o Plano de Governo foi todo pautado em ações pela melhora da vida das pessoas no presente e que preparam a cidade para o futuro, com uso de gestão técnica, alta tecnologia e governança, que garantem o desenvolvimento social e econômico. O município tem o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil e é o mais sustentável do País.

Equilíbrio das contas

“Promovemos ajuste fiscal que nos leva ao equilíbrio das contas públicas. Assim asseguramos uma Saúde mais humana, uma Educação que garante o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes, um arco de proteção social fortalecido, geração de emprego e renda, e investimentos inovadores em Segurança. Trabalhamos para atender a população em todas as suas necessidades”, conclui Auricchio.

São Caetano destoa da realidade da maioria dos municípios paulistas. O presidente do TCE, Sidney Beraldo, observa a piora geral do quadro no Estado. “Fazemos esse levantamento desde 2015 e a situação vem piorando. Isso é incompreensível porque o IEG-M é não só um instrumento de fiscalização, mas também uma ferramenta para que os prefeitos possam avaliar suas políticas públicas”, analisa. “Queremos que a gestão sempre melhore porque quem ganha com isso é a sociedade.”

IEG-M

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do controle externo e da sociedade.

Os resultados produzem informações que podem auxiliar os gestores públicos na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

O IEG-M também estimula, da mesma forma, ações e investimentos governamentais alinhados com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU.

O Plano de Governo de Auricchio para o mandato 2021-2024 foi todo estruturado, em conclusão, com base nos ODSs.

 

 

You may also read!

Projeto da deputada Carla Morando que incentiva uso da energia solar aprovado na Comissão de Infraestrutura da Alesp

Projeto da deputada estadual Carla Morando, que autoriza o Poder Executivo a instituir a Política de Incentivo à Produção

Read More...

Novo CRAS Promissão já atende a cerca de 8 mil famílias

Centro de Referência em Assistência Social vai desafogar o CRAS Naval (antigo CRAS Leste) e facilitar a vida dos

Read More...

BRT e Consórcio do ABCD criarão grupo de trabalho para acompanhar obras

Prefeitos pedem, em primeiro lugar, integração com linhas locais de ônibus A equipe NEXT Mobilidade, responsável pela implementação do BRT

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu