Prefeito Paulo Serra inaugura na Vila Sá sexta Escola Parque de Santo André com campo modernizado

In ABCD, Cultura, Educação, Esportes On
Fotos: Eduardo Merlino/PMSA e Renato Silva/PMSA

Joaquim Alessi

Não é o Fio Maravilha, de Jorge Benjor, mas assinalou mais “um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa”… e a galera mostrou-se agradecida.

Frase ouvida quando o prefeito Paulo Serra caminhava rumo ao gramado para o jogo inaugural na noites desta quinta-feira (18.01), em Vila Sá:

“Agora, sim, eu tiro o chapéu pra você, Paulo Serra, tiro o chapéu”, disse, sintético, o morador.

Com certeza a frase não vinha de um antigo admirador, mas de um opositor, ou de alguém que no mínimo desconfiava dos anúncios.

Porém, com a entrega, tudo mudou.

E foram, acima de tudo, muitas intervenções, com obras de drenagem, revitalização de equipamentos educacionais, requalificação de todo o entorno…

Enfim, obras de peso. E o espaço ficou pra lá de agradável e bonito, como todas as vilas merecem.

Com a entrega, a população poderá, portanto, aproveitar atividades de educação, cultura, esporte e lazer em um único local.

As intervenções contemplaram a revitalização do Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Sá.

Além disso, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Maria Cecília Dezan Rocha.

Fora o entorno desses equipamentos, incluindo a requalificação da área verde, mais um campo de gramado sintético e as manutenções das vias próximas.

Pacote tirado do papel

“É um pacote de infraestrutura que a gente conseguiu tirar do papel nessa região que, claro, ainda tem suas demandas, mas a gente vai continuar evoluindo. É o 14° campo e a sexta Escola Parque, projeto que alia educação, qualidade de vida, prática esportiva e ações sociais, que muitas vezes tiram tantas crianças do caminho que não é o correto. É uma ferramenta de transformação social, não só de mudança do ponto de vista estrutural”, afirmou o prefeito Paulo Serra durante a cerimônia de inauguração, pouco antes do jogo realizado entre um time da Prefeitura – que contou com a presença do chefe do Paço andreense – e o União Vila Sá.

Antes da Escola Parque Vila Sá, foram inauguradas as unidades Cata Preta, Parque Erasmo, Santo Alberto, Aclimação e Palmares.

“A gente está transformando esse lugar que tinha várias necessidades. Estamos conseguindo, com sensibilidade, entender todos esses problemas, ver quais eram os anseios da comunidade aqui do entorno e nós trabalhamos bastante para transformar em realidade, isso é muito bacana, muito gratificante para nós. Queremos que a população use esse espaço e que cuide dele, que ajude a cuidar. Se aproprie daqui, porque a gente faz com muito carinho”, afirmou, da mesma forma, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzetti Filho, um dos mais aplaudidos pelo povo.

No Cesa foram realizadas as reformas dos vestiários, além da pintura e adequação da drenagem externa.

Já na Emeief a obra foi mais complexa, com instalações de piso de granilite no pátio e vinílico nas salas de aula (que ainda ganharam colmeias).

Sem contar a implementação de playground com piso emborrachado, pintura interna e externa, manutenção elétrica e troca da cobertura.

Foram executadas ainda, a reforma na quadra, nos banheiros, cozinha e troca das portas.

Exemplos

“Equipamentos como este são exemplos de ferramentas para o desenvolvimento da cidadania ao promoverem uma aproximação entre a sociedade e o ambiente escolar. Neste espaço o diálogo entre escola e família é inquestionável e essas são as duas instituições fundamentais para o desenvolvimento das crianças”, reforçou, além disso, o secretário de Educação, Almir Cicote.

Por sua vez, a área verde que fica em volta ganhou uma pista de caminhada, equipamentos para alongamento, academia ao ar livre, espaço pet, parquinho, espaço multiuso, quadra poliesportiva, áreas de convivência com bancos e mesa, reformulação de canteiros de vegetação – plantio de rasteiras, arbustos e árvores – e a grandiosa construção do campo sintético com iluminação LED.

O viveiro municipal da Prefeitura de Santo André forneceu 322 árvores, 65 palmeiras, aproximadamente 5 mil metros quadrados de forração e realizou o transplante de dez árvores.

Campo

Este é o 14º campo modernizado entregue pela Prefeitura de Santo André desde 2017.

O espaço tem área de jogo de 80 x 50 metros, conta com alambrado e banco de reservas.

Terá como administrador o União Vila Sá, um dos mais tradicionais e vencedores times do futebol de várzea andreense.

Antes dele foram modernizados outros campos, como o do Jardim Irene, Parque João Ramalho, Sacadura Cabral, Vasquinho/Portuguesinha.

Também do Jardim Stella, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação, Ana Maria, Pintassilva, Guaraciaba e GEJU (Jardim Utinga).

“Quero agradecer ao prefeito Paulo Serra por nos proporcionar esse momento especial na minha vida e na de toda essa comunidade, não só do Vila Sá, como Camilópolis, Utinga, Vila Metalúrgica, Santa Teresinha. Fico feliz e emocionado demais”, afirmou Juninho, presidente do União Vila Sá.

Drenagem

Trata-se do ponto mais baixo da Vila Sá e tem ao lado o Córrego Oratório (que deságua no Tamanduateí, na Avenida dos Estados).

Por isso, o bairro recebeu a construção de um canal de amortecimento paralelo ao curso do rio (que passou por processo de desassoreamento no trecho), além da implantação de uma comporta.

Foi construído, além disso, um dique, e houve a readequação do sistema de drenagem e captação de águas pluviais de duas ruas: Planaltina e Tremembé.

Elas receberam também, da mesma forma, pavimentação, guias, sarjetas e reconstrução das calçadas danificadas.

Foram providenciadas ainda, em conclusão, a pavimentação do estacionamento em frente ao Cesa e um acesso ao campo de futebol.

You may also read!

Ribeirão Pires entrega Centro de Especialidades Odontológicas

Equipamento tem capacidade para 600 atendimentos mensais e integra, além disso, pacote de investimentos da Estância na modernização da

Read More...

Biblioteca Cecília Meireles reaberta com ação conjunta entre Cultura e Saúde

A Biblioteca Cecília Meireles está novamente de portas abertas para receber, em primeiro lugar, o público em Santo André. Na

Read More...

Poupatempo não trabalha no Dia do Trabalho

Na data, os atendimentos eletrônicos seguirão mantidos com 1,2 mil opções 100% digitais  Os postos do Poupatempo em todo o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu