Projeto de geração de renda da saúde mental de Santo André ganha prêmio internacional

In ABCD On

Trabalho foi reconhecido como uma das 30 iniciativas mais significativas de 2023 entre os países pan-americanos para o desenvolvimento de comunidades mais saudáveis e sustentáveis

Trabalho de geração de renda realizado pelo Núcleo de Projetos Especiais (Nupe), vinculado à rede de atenção psicossocial de Santo André, foi reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) como uma das 30 experiências mais significativas do Movimento de Municípios, Cidades e Comunidades Saudáveis (MCCS). No total, foram analisados cerca de 200 projetos de diversos países.

O Nupe fica no bairro Camilópolis e promove oficinas de trabalho e geração de renda direcionadas aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), com objetivo de inserção no mercado de trabalho, estímulo à qualificação profissional, ao empreendedorismo e à reinserção social. As pessoas em acompanhamento nos serviços da rede pública andreense, que são acometidas de transtornos mentais e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas. são encaminhados para atuarem em uma das frentes de trabalho ou nas oficinas.

“O trabalho realizado pelo Nupe resgata a autonomia, a reorganização pessoal, além de proporcionar uma nova expectativa de vida para essas pessoas. A recolocação e uma nova atividade profissional fazem parte do recomeço e da reconstrução de vida”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

São seis as áreas de geração de renda do Nupe: Belisc, oficina de culinária com a produção de pães, bolos, salgados, lanches e doces que presta serviços de coffee breack e fornecimento de Kit Lanches; o Coletivo Cupins, oficina de silk screen e xilogravura, com a prestação de serviço de silk screen em algodão e em tecidos sintéticos, produção autoral de xilogravuras e confecção de itens de papelaria com as artes; a Orquiflora, cultivo de cactos, suculentas e orquídeas; o Panos e Linhas, confecção de bolsas, sacolas e brindes coorporativos em algodão, tecido sintético e banner; o Refazer Arte em Madeira, marchetaria, com a produção de pequenas peças de artesanato autoral; e a UAU Imagens, serigrafia digital em superfícies diversas. A partir das vendas ou prestação de serviços o núcleo gera renda, que é compartilhada entre todos os participantes.

As oficinas do Nupe possuem algumas parcerias, dentre elas com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para confecção de ecobags (sacolas ecológicas) para utilização no programa Moeda Verde. As peças são produzidas a partir do reaproveitamento de banners e hoje a técnica é um dos ‘carros-chefe’ das atividades desenvolvidas na oficina de costura.

“No ano passado foram mil sacolas produzidas exclusivamente para o Moeda Verde e utilizar deste reaproveitamento dos banners para a produção das peças permite que o viés sustentável do programa esteja presente em toda a cadeia da operação, inclusive gerando renda para os participantes das oficinas”, comenta o superintendente adjunto do Semasa e diretor de resíduos sólidos, Edinilson Ferreira dos Santos.

Ao todo foram produzidas 6.376 bolsas em banner para três diferentes clientes/parceiros. Esses processos produtivos das ecobags envolvem diretamente 29 usuários/empreendedores em três das oficinas: Panos e linhas, Cupins e UAU Imagens.

Nesse sentido, outro grande parceiro e exemplo de sustentabilidade é a rede de supermercados Coop, na plataforma de sustentabilidade da empresa, “Coop Faz Bem para o Planeta”. Todas as faixas promocionais que ficam expostas nas 30 lojas são redirecionadas ao Nupe semanalmente e servem de matéria-prima para a produção de produtos de marcenaria e também outras ecobags, que são recompradas pela própria Coop. Em 2023 foram produzidas mais de 3,7 mil sacolas somente para a rede de supermercados.

Atualmente, o Nupe conta com 55 usuários/empreendedores, distribuídos nas diferentes frentes de trabalho. Em 2023, a ressignificação dos banners possibilitou a partilha de cerca de R$ 37 mil entre os usuários/empreendedores do serviço, de acordo com a quantidade de horas de empenho dedicado.

“O mais importante não é o retorno financeiro. Precisamos pensar nos usuários empreendedores em outro lugar de pertencimento, em um contexto que possibilita poder de compra, poder de negociação e ele circulando igualmente com os demais. Acima de tudo, todos entendem que, embora isso aconteça num espaço da saúde mental, isso é apenas um detalhe, pois o trabalho realizado por eles tem excelência e qualidade”, explica Thais Stande Caiano dos Santos, gerente do núcleo.

Fotos: Divulgação/PMSA

You may also read!

Ribeirão Pires entrega Centro de Especialidades Odontológicas

Equipamento tem capacidade para 600 atendimentos mensais e integra, além disso, pacote de investimentos da Estância na modernização da

Read More...

Biblioteca Cecília Meireles reaberta com ação conjunta entre Cultura e Saúde

A Biblioteca Cecília Meireles está novamente de portas abertas para receber, em primeiro lugar, o público em Santo André. Na

Read More...

Poupatempo não trabalha no Dia do Trabalho

Na data, os atendimentos eletrônicos seguirão mantidos com 1,2 mil opções 100% digitais  Os postos do Poupatempo em todo o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu