Mauá encerra formação de conselheiros de Saúde

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Evandro Oliveira/PMM

Representantes de usuários, trabalhadores e gestores participaram, em primeiro lugar, das atividades que tiveram início em março

Elas capacitaram os voluntários a acompanhar os investimentos e fiscalizar os serviços

A Secretaria de Saúde desenvolveu seis encontros de formação para os novos e antigos conselheiros municipais e os conselheiros gestores, eleitos no final de 2023.

As atividades, portanto, tiveram início em março, para qualificar as atividades dos conselheiros.

No total, foram convidados para a capacitação 138 titulares e 52 suplentes dos Conselhos Gestores de serviços como unidades básicas e de pronto atendimento e centros de referência, e os 29 titulares e 24 suplentes do Conselho Municipal de Saúde.

Controle social

Conselheiros gestores, segundo a lei municipal nº 8.041/15, são os responsáveis pelo controle social em cada serviço unidade de saúde.

Isso garante, em suma, a participação organizada de representantes de usuários, trabalhadores e gestores com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços.

As reuniões são mensais e, da mesma forma, abertas aos munícipes.

Já a função do Conselho Municipal de Saúde busca garantir que cada o cidadão colabore nas diretrizes gerais da política de saúde e definição de metas.

Também formula as estratégias desta política e controla sua execução e demais ações de saúde pública.

Voluntários

Os conselheiros não são remunerados e são escolhidos a partir da eleição dos conselhos gestores.

Tais conselhos são constituídos por 50% de usuários, 25% por trabalhadores e 25% por representantes do governo e prestadores de serviços.

Em outras palavras, por exemplo, os conselheiros são voluntários.

A formação abordou a história das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), o controle social e a participação popular, as diretrizes e sobre a Lei Federal nº 8.142, que rege o Conselho Municipal de Saúde.

Entre as atividades da formação estava uma aula em que puderam conhecer os critérios para a formação de cinco territórios de saúde do município.

Aprenderam sobre o mapa da Saúde em Mauá, sobre o que é o planejamento, o que é a Atenção Básica, e como funciona o referenciamento dos serviços.

Além disso, o que fazer quando o especialista está credenciado para atender pelo Estado, como funciona a gestão tripartite e outros assuntos.

A última aula, em conclusão, foi sobre a política de financiamento do SUS.

You may also read!

Mauá terá passe livre no transporte municipal no segundo turno das eleições

Gratuidade estará disponível a partir das primeiras viagens, por volta das 4h, até a última viagem de cada linha Os

Read More...

Medalhistas brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química projetam futuro na ciência e na inovação

Competição internacional apoiada pela Abiquim reuniu estudantes de 15 países em Fortaleza, e o Brasil conquistou três medalhas de

Read More...

Eleita a melhor empregadora de saneamento do país, BRK tem vagas de emprego abertas em Mauá

Reconhecimento internacional da Revista TIME e Statista destaca a gestão de pessoas da concessionária, que agora busca novos talentos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu