Muito tempo no celular compromete saúde do pescoço e punhos

In Saúde On
- Updated
Dr. Felipe Carvalho, especialista em medicina regenerativa, explica danos do excesso de uso dos telefones; Foto: Divulgação / MF Press Global

Dr. Felipe Carvalho, especialista em medicina regenerativa, explica danos do excesso de uso dos telefones

A ampliação do uso dos smartphones é percebida, acima de tudo, em escala global.

A popularização das redes sociais e as mudanças na rotina da vida contemporânea fizeram com que o telefone celular fosse uma ferramenta quase indispensável para o dia a dia da maioria das pessoas.

Pesquisa do App Annie Intelligence revela: brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia olhando para a tela do celular; é o maior consumo diário do mundo.

Porém, o excesso de tempo no mundo virtual tem diversos prejuízos. Entre eles, o desenvolvimento de problemas de coluna, pescoço, ombros e punhos, por exemplo.

Segundo o Dr. Felipe Carvalho, ortopedista e especialista em medicina regenerativa, existem países em que diversas pessoas já são acometidas por doenças relacionadas ao uso do celular como Japão e China.

“Lá, o Estado investe em prevenção; trabalhos constataram que tanto a posição quanto o tempo que se fica olhando para a tela do celular e do computador são prejudiciais”, explica.

Sintomas

O especialista destaca, além disso, que quando um determinado tempo é atingido, os olhos cansam e há uma tendência de aproximação das telas.

Isso faz com que o peso sobre a coluna fique, portanto, desbalanceado.

“A cada 3 centímetros ou 15 graus, a sua cabeça pode dobrar, triplicar ou quintuplicar de peso. Isso pode dar problemas na coluna, no ombro e na periescapular”, detalha.

Os principais sintomas são dores nessas regiões, tanto por tração ligamentar, quanto por contratura muscular. “Isso acaba dando problema na hora de dormir porque há um estímulo de dor e a medida regenerativa mais eficaz é o sono, então é muito importante que seja dada a atenção necessária para esses problemas”. De acordo com o Dr. Carvalho, é possível prevenir tais questões mantendo uma postura reta, de cabeça ereta, de forma que o meio da tela fique na altura dos olhos. “Quando você está em um aparelho, melhore sua posição e preste atenção nos seus hábitos. Pode parecer algo pequeno, mas, se você não mudar, você não vai melhorar”, aconselha.

Sobre o Dr. Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa.

Já tratou, acima de tudo, grandes atletas, como o tenista uruguaio Pablo Cuevas e os jogadores de futebol Rodrigo Dourado e Ferreirinha, do Grêmio.

O Gaúcho tem profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas.

É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM) e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN.

Atualmente, em conclusão, trabalha para o time ucraniano Ucsa, onde monta um departamento de medicina regenerativa com biotecnologia de ponta.

You may also read!

Oficina Comunitária discute Monitoramento de Riscos em Mauá

Atividade ocorreu, em primeiro lugar, no CRAS Macuco e reuniu técnicos e moradores da regiãoA equipe do Plano Municipal

Read More...

Até 06 de março, Curso Ateliê Criativo oferece aulas de design de objetos em Mauá com inscrições abertas

Alunos aprenderão, por exemplo, técnicas de design aplicadas à reciclagem de plástico com abordagem revolucionária Estão abertas, em primeiro lugar,

Read More...

ABCD terá Megafeirão do Livro 2025: quatro dias com livros a partir de R$ 10

Com entrada gratuita, ocorrerá entre 24 e 27 de abril e terá mais de 100 selos editoriaisO maior evento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu