Missa de São José Operário traz mensagem de esperança aos trabalhadores

In ABCD On
Missa do 1º de Maio

Pela primeira vez celebrada sem a presença de público, o Dia da Festa de São José Operário recordou os 40 anos da Missa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras na manhã desta sexta-feira (1º/05), com missa transmitida pelo Facebook da Diocese de Santo André e da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, diretamente da Igreja Matriz de São Bernardo.

Apesar de não ocorrer a tradicional procissão de entrada com a imagem de São José Operário, a representação do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus foi colocada ao lado esquerdo do altar.

Diante da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que exige o período de recolhimento para evitar a rápida proliferação da doença com aglomerações, e da crise econômica e sanitária, que gerou inúmeros desafios em relação aos acessos aos serviços básicos e direitos ao emprego, moradia, alimentação, saúde e educação, a celebração trouxe mensagens de fé e esperança para superação destes momentos difíceis.

Presidida pelo Pe. Alejandro Cifuentes Flores, que é pároco da Matriz, e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Ervino Luiz Vivian, a missa foi acompanhada pelas redes sociais por cerca de 3 mil pessoas, em uma hora de celebração.

“Vivenciamos uma realidade presenciada em todo o mundo, por essa pandemia. Uma situação que nos faz pensar inspirados pela palavra de Deus, pedindo a intercessão de São José, e também caminhando com esperança”, disse Pe. Alejandro, durante o início da homilia.

Três pontos

O sacerdote scalabriniano – Congregação dos Missionários de São Carlos – citou três pontos importantes durante a meditação desta data: a história de 40 anos desta celebração, a relevância da figura de São José e os atos de solidariedade em tempos e isolamento social.

“É um momento de relembrar a síntese de todas lutas e conquista de direitos, em nossa igreja que caminha com o povo, com os migrantes, não esquecendo de nossa origem e sem perder a memória. Também destacar o padroeiro dos trabalhadores e nosso intercessor neste momento de crise, buscando o auxilio aos desempregados, trabalhadores autônomos e famílias. Por último, quero destacar a mensagem do Papa Francisco, durante o tríduo pascal, para que não percamos a esperança, pois temos observado nosso povo unido em prol da solidariedade, por meio das ações do Vicariato para a Caridade Social em nossa diocese”, reflete.

Unidade e confiança

O coordenador diocesano da Pastoral Operária, Gilmar Ortiz, que representou as pastorais e movimentos sociais, leu uma carta sobre as quatro décadas da celebração e o momento atual para a classe trabalhadora.

“Por conta do distanciamento social, devido a tão estranha situação, que é a Covid-19, não podemos nos encontrar pessoalmente. Mas nos encontramos, sim, em nossos ideais, em nossa memória, nas lembranças de nossas lutas e vitórias. Lembranças das alegrias e festas e até das tristezas e sofrimentos que passamos juntos. Neste momento é preciso unidade, mesmo no distanciamento. Contra o medo e a desunião, somos convidados a cultivar afetos de confiança e laços de solidariedade.”

Antes do encerramento da missa, Pe. Alejandro recitou a Carta do bispo diocesano para o Dia do Trabalho e um vídeo gravado por Dom Pedro, especialmente dedicado aos trabalhadores e trabalhadoras, foi veiculado ao final da celebração.

“A fé nos ensina a ter esperança, termos coragem. E confiar que Jesus caminha conosco. Ninguém se sinta abandonado por Deus. Ele está perto daqueles que o invocam e, principalmente, dos que mais sofrem neste momento. Abençoo a todos com a benção da saúde, da paz e, sobretudo, da esperança”, enfatiza Dom Pedro.

Tradição de São José Operário

Coincidindo com o Dia Mundial do Trabalho, o Dia de São José Operário foi instituído há 65 anos pelo Papa Pio XII, diante de um grupo de trabalhadores reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. São José foi modelo de vida para os trabalhadores e cumpriu com fidelidade sua missão, sendo fiel esposo de Maria e com toda dedicação paternal a Jesus. Também é reconhecido como patrono das famílias e em nossa Diocese de Santo André você encontra paróquias dedicadas a São José Operário nas cidades de Santo André e Mauá.

You may also read!

Thiago Auricchio garante mais de R$ 95 milhões em investimentos para o futuro de São Caetano

Em comemoração aos 147 anos de São Caetano do Sul, o deputado estadual Thiago Auricchio prestou contas da sua

Read More...

Nós, os atletas da vida

Por Marli Gonçalves* Somos todos atletas. Vai negar que todos os dias corremos atleticamente provas importantes de sobrevivência? Que devíamos

Read More...

Qual a melhor dieta para emagrecer?

Neste episódio o endocrinologista Bruno Halpern explica o melhor método para perder peso Apenas o fato de existir tantas dietas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu