Humanização: Durante tratamento do câncer, pacientes são convidados a cuidar de plantas em suas casas

In ABCD, Canto do Joca, Saúde On
Unidade da FUABC é uma das primeiras a atuar no novo modelo “AME Oncologia”

Projeto do AME Santo André propõe que, no momento da alta médica, os pacientes plantem suas mudas em definitivo no jardim da unidade, simbolizando a cura e o vínculo com os funcionários

“Você cuida de mim, o AME Santo André cuida de você”.

É com essa frase adesivada em vasos de plantas do tipo suculenta que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, no ABCD, recebe, em primeiro lugar, os novos pacientes para tratamento do câncer.

Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Estado, a unidade de saúde é, portanto, uma das primeiras a atuar no novo modelo “AME Oncologia”.

Ao iniciar o tratamento, os usuários recebem um vaso de suculenta para cuidar em casa com a frase e uma tag que explica o objetivo da campanha de humanização.

“Fique tranquilo, você está em boas mãos! O AME Santo André cuidará de você com toda dedicação, carinho e capacidade técnica. Enquanto isso, que tal nos ajudar a cuidar da natureza? Leve essa plantinha para casa e cuide dela com amor. Quando chegar a hora da sua alta médica, você a traz de volta e planta em nosso jardim, simbolizando o cuidado mútuo desse tempo que passaremos juntos”.

Envolvimento

Além do acolhimento aos pacientes, o trabalho envolve todos os funcionários do AME, que estão engajados voluntariamente no cultivo das plantas.

“O tratamento do câncer e a quimioterapia são novidades em nossa unidade e os funcionários se sensibilizaram com a chegada desses pacientes e de suas famílias. Todos se envolveram na campanha das suculentas e passaram a doar os vasos, a terra, as sementes e a cultivar as mudas. É um trabalho totalmente voluntário de nossos colaboradores, que tem gerado uma integração muito grande, além de emoção na entrega das plantas e, principalmente, uma assistência mais próxima e humanizada”, garante a diretora-geral do AME-SA, Marina Macedo Daminato.

Sensibilização

O projeto foi idealizado pelo gerente administrativo da unidade, Dagoberto Gomes de Moura.

“A ideia é sensibilizar a todos sobre a importância do atendimento individualizado e humanizado desses pacientes, e também mostrar a eles que passaremos juntos por essa jornada, certos de que, em breve, teremos nosso jardim repleto de suculentas”, considera Moura.

E ele completa: “O impacto positivo da medida é tão grande, que muitos pacientes já externaram que, após a alta médica, trarão outra muda que não aquela que entregamos, em função do apego e carinho do gesto, além da simbologia que estávamos buscando. Há pacientes que deram os nomes das equipes de enfermagem às plantas em agradecimento”.

Projeto envolve todos os funcionários do AME, que estão engajados voluntariamente no cultivo das plantas

AME ONCOLOGIA

O Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André deu início em 5 de setembro às consultas médicas em Oncologia e aos tratamentos de quimioterapia para pacientes com câncer. Enquanto o antigo anfiteatro da unidade passa por ampla reforma para receber um centro oncológico, os atendimentos estão centralizados em espaço próprio e adaptado, contando com 2 cadeiras para infusão de medicações, um consultório médico, um consultório de enfermagem e um consultório de farmácia, além de sanitário exclusivo.

Os pacientes são encaminhados, por exemplo, pelo Hospital Estadual Mário Covas, equipamento de saúde referência em Oncologia para o ABCD e também sob gestão da Fundação do ABC.

E as vagas são reguladas, da mesma forma, pela CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Governo do Estado.

Protocolo

“Neste momento, todos os pacientes chegam via encaminhamento e com indicação de infusão de quimioterapia. Contudo, antes de iniciarmos as sessões, adotamos como protocolo obrigatório o atendimento multiprofissional em consultas com o médico oncologista do AME, com a equipe de enfermagem e também com a farmacêutica responsável. O objetivo é oferecer um ambiente acolhedor, seguro, e um tratamento de qualidade com o cuidado centrado no paciente e nas suas necessidades”, detalha Marina Daminato.

Os casos atendidos no AME Santo André são, portanto, de média e baixa complexidades.

São para realização de terapias infusionais (quimioterapia), hormonioterapia e medicação oral para as áreas de câncer de mama, colorretal e próstata.

Estão englobadas, em conclusão, sessões terapêuticas, consultas oncológicas e exames.

You may also read!

Origem explica filiação de Gilvan Jr. ao PSDB

Joaquim Alessi Descobri o motivo de Gilvan Jr., pré-candidato a prefeito lançado pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), estar no ninho

Read More...

Petrin explica questão legal do pedido explícito de votos de Lula a Boulos

Joaquim Alessi O debate, em primeiro lugar, corre solto na internet sobre o pedido explícito de votos feito pelo presidente

Read More...

Ministro Márcio França reafirma pré-candidatura de Eduardo Leite e cita Santo André como prioridade do PSB

França encerra, portanto, rumores sobre pré-candidatura de Eduardo, assegura apoio da sigla e estará em Santo André ao lado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu