Como escolher tipo correto de protetor solar? Dermatologista explica

In ABCD, Canto do Joca, Saúde On
Foto: Clessya Rocha (divulgação)

As temperaturas já anunciam: o verão está chegando.

Um dos itens indispensáveis para o cuidado com a pele não só no verão, mas o ano todo, é, portanto, o protetor solar.

Mas, muita gente tem dúvida no momento de escolher qual o produto ideal para o seu tipo de pele.

Os protetores solares (ou filtros solares) são agentes químicos de uso tópico capazes de dificultar que a radiação UV atinja e danifique a nossa pele.

Qualquer tipo de exposição ao sol requer o uso de filtro solar, que precisa ser aplicado diariamente, inclusive quando o clima está frio, nublado ou chuvoso.

Mesmo nessas circunstâncias, 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície.

Segundo a médica dermatologista Clessya Rocha, o protetor solar para adultos e crianças deve possuir FPS acima de 30.

Mas a “regra” muda de acordo com a pele de cada paciente.

Apresentados em diferentes formas – gel, loção ou spray –, os filtros são produzidos com substâncias que protegem a pele ao absorver, refletir ou dispersar a radiação UV, minimizando seus efeitos.

“Caso a pessoa tenha pele clara, o fator deve ser mais alto, como 50 ou 60. O protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, em caso de exposição solar, se a pessoa entrou na água ou se está suando muito”, disse.

Tipo de pele

Além disso, conforme a profissional de saúde é ideal avaliar o tipo de pele de cada pessoa: se é oleosa, mista ou seca, por exemplo.

“Se é uma pele mais oleosa, o protetor deve ser livre de óleo ou em gel. Se a pele for seca, a textura do protetor pode ser mais cremosa”, afirma.

Outro ponto muito importante é o uso de protetor com base.

O pigmento tem a capacidade de refletir a luz visível que mancha e envelhece a pele principalmente quando se fala em pacientes com o temível Melasma.

“Quando se trata de melasma, além da radiação ultravioleta temos que nos preocupar com a luz visível que elite a luz azul capaz de estimular o melanócito a fazer mancha”, diz.

Por fim, a médica afirmou que o filtro solar precisa ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, em todas as áreas expostas.

“Ele também deve ser reaplicado a cada duas horas, ou até antes, caso se esteja na praia, na piscina ou realizando atividades que causem transpiração excessiva”, assinala.

“Para crianças uma boa conduta, além do protetor nas áreas expostas, seria o uso de roupa com proteção solar, pois refletem de maneira mais eficaz a radiação solar”, finaliza.

Sobre Clessya Rocha
Clessya Rocha é médica formada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Atualmente é professora de Dermatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e doutoranda na Universidade de São Paulo (USP).
Clessya também é Speaker em fios PDO e preenchimento com ácido hialurônico além de ser Palestrante nacional.
Registros: CRM 18982 / RQE 12458

You may also read!

Em meio à consulta pública sobre transporte aéreo de animais, especialista dá dicas e sugestões sobre o tema

  _Caso do golden retriever Joca acendeu debate por todo o País; regras e obrigatoriedades podem sofrer alterações_ O Brasil todo

Read More...

Origem explica filiação de Gilvan Jr. ao PSDB

Joaquim Alessi Descobri o motivo de Gilvan Jr., pré-candidato a prefeito lançado pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), estar no ninho

Read More...

Petrin explica questão legal do pedido explícito de votos de Lula a Boulos

Joaquim Alessi O debate, em primeiro lugar, corre solto na internet sobre o pedido explícito de votos feito pelo presidente

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu