Em meio ao combate ao coronavírus, o prefeito Orlando Morando levou um pouco de alegria a famílias do bairro Capelinha, com a entrega de 14 apartamentos, bem como a urbanização de oito ruas. Com essa ação, o chefe do Executivo permitirá que essas 14 famílias possam cumprir a quarentena com mais conforto e segurança. Além das moradias, os beneficiados receberam o documento que garante a posse da unidade habitacional por meio do programa “A Casa é Minha”. A entrega das chaves e dos documentos foi realizada no último sábado (25/04) e respeitou as normas sanitárias e de distanciamento social.
“Para proteger a vida dos moradores beneficiados e dos demais residentes do bairro Capelinha, não podemos realizar uma grande festa para celebrar. Mesmo assim, é um momento de muita alegria, pois estas 14 famílias conquistaram a tão sonhada casa própria, bem como a posse de seus imóveis. A partir de agora, eles poderão cumprir a quarentena com muito mais conforto e segurança”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Além da transferência de 14 moradias nos Condomínios Beija-Flor e Bem-Te-Vi, a Prefeitura também entregou a pavimentação de oito ruas no entorno: Benedito da Silva, Quitéria Ana Leite Silva, Albertina Monteiro de Carvalho, Francisco Gava, José Palermo, Dirceu Contardi, Antônio José Martins e Maria Luiz de Souza.
As obras fazem parte do projeto de urbanização integrada do bairro Capelinha, que abrangem a construção de 184 apartamentos – com a entrega deste sábado, soma-se 38 moradias concluídas –, a edificação de 17 unidades comerciais, obras de pavimentação, contenção de riscos, drenagem, paisagismo, remanejamento de moradias e recuperação ambiental de áreas degradadas na região de mananciais da bacia Billings, antes ocupadas de forma irregular. O pacote de obras beneficia aproximadamente 820 famílias.
O investimento total é de R$ 32,5 milhões. O projeto também inclui ações de regularização fundiária e ações de desenvolvimento social junto às famílias beneficiárias, desde a fase preparatória para as obras até a fase de pré-urbanização.
A moradora Edelmita Cabral, 60 anos, não escondeu a emoção ao receber as chaves de seu apartamento. “É uma alegria muito grande ter a minha casa. Depois veio essa doença para atrapalhar tudo, fiquei com medo de não receber essa graça. Mas Deus atendeu as minhas orações. Não estou feliz apenas por agora ter a minha casa própria, mas por ter recebido das mãos do prefeito, que está totalmente recuperado dessa doença”, disse.
PROJETOS HABITACIONAIS – Desde 2017, a atual gestão já fez a entrega dos conjuntos habitacionais: Residencial Novo Jardim Regina (420 unidades), Parque São Bernardo (156 unidades), Jardim Silvina (170 unidades) e Capelinha (38 unidades). Juntos, os empreendimentos demandaram investimento de mais de R$ 215 milhões, por meio dos programas Minha Casa, Minha Vida e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Paralelamente, a atual gestão está desenvolvendo o maior programa de regularização fundiária da história da cidade, com a entrega de mais de 10 mil escrituras. Até o final de 2020, a Prefeitura deverá regularizar um total de 16 mil imóveis.
Texto: Kati Dias