O Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André anunciou nesta segunda-feira (27/04) os pontos de arrecadação das doações nas sete cidades do Grande ABC, que serão direcionadas às famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos, idosos, entre outros.
Na tarde de sábado (25/04), em live transmitida pelo Facebook da Diocese de Santo André, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, reforçou as ações durante a época da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, expressando além de uma iniciativa caritativa, uma grande família que luta pela igualdade de oportunidades e justiça social.
Assista, na íntegra: https://bit.ly/2WbMuwz .
O sacerdote apresentou dicas para não apenas sobreviver à crise econômica e sanitária, mas com qualidade de vida e direito à saúde, educação, moradia, alimentação, cultura, esportes e emprego. “Daqui para frente devemos trilhar um caminho diferente, construir um mundo novo, onde o dinheiro não seja o centro da sociedade, mas que coloquemos a vida do ser humano, a vida das pessoas no centro, a proteção da vida humana”, enfatiza.
Pe. Ryan também comentou que mais de 60 grupos de trabalho social estão cadastrados pelo Vicariato. As pessoas também podem indicar grupos e movimentos, mesmo que não pertençam à Igreja Católica, com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade.
Prioridades
O vigário para a Caridade Social também elencou três prioridades imediatas para articulação a nível diocesano: acolher os irmãos de rua que de precisam água e sabão, álcool em gel, máscaras e alimentos; envio de informações dos grupos de ação social e de arrecadação nas paróquias, a fim da criação de um cadastro único, para mapeamento dos endereços das famílias para entrega das doações, a fim de evitar deslocamentos – enviar no WhatsApp do Centro Diocesano de Pastoral: (11) 99981-1233; além da atenção especial com infectados pela Covid-19, doentes e desempregados que precisam e ajuda mais urgente.
Confira os pontos de arrecadação abaixo:
SANTO ANDRÉ
Cúria Diocesana de Santo André
Praça do Carmo, 36 – Centro
Segunda a sábado, das 8h às 17h
Paróquia Nossa Senhora da Salete
Rua das Hortências, 405 – Vila Helena
Terça a sexta, das 8h30 às 11h30
SÃO BERNARDO
Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar
Segunda a sexta, das 8h às 13h
Paróquia Sagrada Família
Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago
Sábado, das 9h às 12h
MAUÁ
Paróquia Matriz Imaculada Conceição
Praça Monsenhor Alexandre V.Arminas, 01 – Bairro Matriz
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h
DIADEMA
Sede da Sociedade São Vicente de Paulo
Rua Sebastião Ferreira Leite, 205 – Centro
Sábado, das 9h às 13h
SÃO CAETANO
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona
Terça a sábado, das 9h às 14h
RIBEIRÃO PIRES
Paróquia Matriz São José
Avenida Santo André, 110 – Centro Alto
Segunda a sexta, das 14h às 17h
RIO GRANDE DA SERRA
Paróquia Matriz São Sebastião
Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Sábado, das 8h às 11h
Depósito em conta
As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62
Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.
Faça parte do Vicariato!
Para fazer parte desta rede de solidariedade, o Vicariato para a Caridade Social está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários que queiram ajudar neste momento de dificuldades para muitas famílias. Essa ação é denominada “Anjos da Caridade” e o cadastro pode ser realizado pelo link.
Para grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas, basta acessar o link e efetuar o preenchimento de dados.
Neste segundo caso, o cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas, na paróquia, que realizam esse trabalho individualmente; coordenadores diocesanos de pastorais sociais de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica.
O que é o Vicariato?
A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos.
“O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke.
Para mais informações:
Departamento de Comunicação
Diocese de Santo André
E-mail: comunicacao@diocesesa.org.br
Cel: 999289422/ 99240-9500