Vicariato para a Caridade: pontos de arrecadação de doações no ABCD

In ABCD On

O Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André anunciou nesta segunda-feira (27/04) os pontos de arrecadação das doações nas sete cidades do Grande ABC, que serão direcionadas às famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos, idosos, entre outros.

Na tarde de sábado (25/04), em live transmitida pelo Facebook da Diocese de Santo André, o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, reforçou as ações durante a época da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, expressando além de uma iniciativa caritativa, uma grande família que luta pela igualdade de oportunidades e justiça social.

Assista, na íntegra: https://bit.ly/2WbMuwz .

O sacerdote apresentou dicas para não apenas sobreviver à crise econômica e sanitária, mas com qualidade de vida e direito à saúde, educação, moradia, alimentação, cultura, esportes e emprego. “Daqui para frente devemos trilhar um caminho diferente, construir um mundo novo, onde o dinheiro não seja o centro da sociedade, mas que coloquemos a vida do ser humano, a vida das pessoas no centro, a proteção da vida humana”, enfatiza.

Pe. Ryan também comentou que mais de 60 grupos de trabalho social estão cadastrados pelo Vicariato. As pessoas também podem indicar grupos e movimentos, mesmo que não pertençam à Igreja Católica, com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade.

Prioridades

O vigário para a Caridade Social também elencou três prioridades imediatas para articulação a nível diocesano: acolher os irmãos de rua que de precisam água e sabão, álcool em gel, máscaras e alimentos; envio de informações dos grupos de ação social e de arrecadação nas paróquias, a fim da criação de um cadastro único, para mapeamento dos endereços das famílias para entrega das doações, a fim de evitar deslocamentos – enviar no WhatsApp do Centro Diocesano de Pastoral: (11) 99981-1233; além da atenção especial com infectados pela Covid-19, doentes e desempregados que precisam e ajuda mais urgente.

Confira os pontos de arrecadação abaixo:

SANTO ANDRÉ

Cúria Diocesana de Santo André

Praça do Carmo, 36 – Centro

Segunda a sábado, das 8h às 17h

Paróquia Nossa Senhora da Salete

Rua das Hortências, 405 – Vila Helena

Terça a sexta, das 8h30 às 11h30

SÃO BERNARDO

Paróquia Santíssima Virgem

Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar

Segunda a sexta, das 8h às 13h

Paróquia Sagrada Família

Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago

Sábado, das 9h às 12h

MAUÁ

Paróquia Matriz Imaculada Conceição

Praça Monsenhor Alexandre V.Arminas, 01 – Bairro Matriz

Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h

DIADEMA

Sede da Sociedade São Vicente de Paulo

Rua Sebastião Ferreira Leite, 205 – Centro

Sábado, das 9h às 13h

SÃO CAETANO

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona

Terça a sábado, das 9h às 14h

RIBEIRÃO PIRES

Paróquia Matriz São José

Avenida Santo André, 110 – Centro Alto

Segunda a sexta, das 14h às 17h

RIO GRANDE DA SERRA

Paróquia Matriz São Sebastião

Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro

Segunda a sexta, das 14h às 17h

Sábado, das 8h às 11h

Depósito em conta

As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62

Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.

Faça parte do Vicariato!

Para fazer parte desta rede de solidariedade, o Vicariato para a Caridade Social está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários que queiram ajudar neste momento de dificuldades para muitas famílias. Essa ação é denominada “Anjos da Caridade” e o cadastro pode ser realizado pelo link.

Para grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas, basta acessar o link e efetuar o preenchimento de dados.

Neste segundo caso, o cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas, na paróquia, que realizam esse trabalho individualmente; coordenadores diocesanos de pastorais sociais de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica.

O que é o Vicariato?

A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos.

“O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma continua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke.

Para mais informações: 

Departamento de Comunicação

Diocese de Santo André

E-mail: comunicacao@diocesesa.org.br

Cel: 999289422/ 99240-9500

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu