UPA Infantil Faisa resgata símbolo de Santo André

In Saúde On
- Updated
Primeira-dama, Ana Carolina, abraça o prefeito Paulo Serra na inauguração da UPA Infantil Faisa. Foto de Alex Cavanha, da PMSA

A Prefeitura de Santo André entregou na sexta-feira (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Faisa.

Localizada à rua Adolfo Bastos, na região central, a unidade vai prestar assistência 24 horas para pacientes de 0 a 14 anos.

As especialidades serão clínica médica, internação, sutura, curativo, eletrocardiograma e dispensação de medicamentos.

Além de representar o resgate de um dos principais símbolos do município, o equipamento será o primeiro a atender exclusivamente o perfil pediátrico no Estado.

“Quando eu tinha crise de bronquite ou rinite alérgica, minha mãe me trazia para a Faisa”, disse, em primeiro lugar, o prefeito Paulo Serra.

Além disso, prosseguiu: “Ela dizia que não tinha lugar melhor para cuidar de criança em todo o ABC e ela realmente tinha razão.”

Posteriormente, assinalou: “Quando tive a oportunidade de implementar o Qualisaúde, eu quis resgatar isso.”

“Avaliamos outros locais, mas chegamos à conclusão de que a Faisa deveria ser onde era a Faisa, no mesmo prédio, após a modernização, e agora a gente pode especializar esse espaço para a infância”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A unidade, portanto, foi entregue com ambiência preparada para público infantil, que visa deixar as crianças mais calmas e confortáveis durante a permanência.

Qualisaúde

A UPA foi entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e possui uma recepção com três pontos de atendimento, sala de espera com brinquedoteca, três consultórios, além de salas de classificação de risco, medicação, coleta, internação, estabilização e isolamento.

“É o resgate de um símbolo, de um orgulho e de uma cidade que se redescobriu, que está cada vez mais bonita, cada vez mais bem cuidada e com a nossa gente com cada vez mais qualidade de vida”, completou o prefeito Paulo Serra.

O local será habilitado como UPA porte III e recebeu investimento de R$ 2,8 milhões para se enquadrar ao programa Qualisaúde.

Portanto, o atendimento terá início na terça-feira (18), a partir das 6h.

“Hoje a gente simboliza um resgate da história da saúde pública em Santo André. Antes do SUS existia a Faisa para atendimento da infância e maternidade e ali foram os primeiros passos do Sistema Único de Saúde. A partir de 1988, com a criação do SUS, a Faisa foi incorporada junto à Secretaria de Saúde, tendo muitos dos profissionais permanecendo trabalhando com a gente”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.

Histórico

Criada em 1967, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) foi durante muitos anos referência na saúde infantil. A rede de atendimento chegou a contar com 11 ambulatórios descentralizados com capacidade de 6.000 consultas ao mês, além de dois serviços de urgência e emergência.

A primeira e principal unidade da Faisa contava com 20 leitos para internação de casos clínicos de urgência e emergência. Em 2005, esse prédio deu lugar a um Pronto Atendimento voltado a todos os públicos, que posteriormente se tornou a UPA Central.

UPA Infantil Faisa, em foro de Angelo Baima, da PMSA

You may also read!

Prefeito Orlando Morando entrega ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias

Novo prédio tem capacidade para atender 270 novos estudantes dentro do Programa Educar Mais; Prefeitura de São Bernardo ampliou

Read More...

Mauá terá Baile do Viver Bem e prefeito dança com ausência de Tarcísio

Joaquim Alessi Para celebrar os 70 anos de Mauá e também marcar o encerramento das atividades do ano de 2024,

Read More...

Médicos avançam em técnicas para remoção de tumores raros que desafiam a medicina

Trabalho conjunto entre cirurgiões oncológicos, anestesistas e equipes de assistência torna hospital uma das referências no País em cirurgias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu