As obras de canalização do córrego Cassaquera avançam em mais uma etapa.
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início nesta semana à instalação de aduelas no curso d’água, estruturas de concreto armado que vão formar a base e o novo traçado do córrego.
As intervenções de drenagem no Cassaquera, em promeiro lugar, começaram em junho.
Elas são, portanto, fundamentais para melhorar o escoamento das águas de chuvas.
Isso, certamente, minimiza possíveis casos de enchentes nos bairros Centreville, Parque Marajoara, Jardim Marek e Vila Homero Thon. A estrutura canalizada terá 1,7 quilômetro.
Além disso, da canalização, as intervenções envolvem a implantação de um novo sistema viário na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo,
A medida visa a melhorar a ligação da avenida Giovanni Batista Pirelli com a avenida Valentim Magalhães, criando opção para acessar o Rodoanel.
A nova via, depois disso, terá duas pistas (de três faixas cada) e sete travessias sobre o córrego Cassaquera.
As melhorias, em conclusão, fazem parte de um pacote de obras financiado com recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento).
Compensação ambiental
Com as obras de canalização está previsto o plantio de 600 árvores e a implantação de projeto paisagístico no local e no entorno das intervenções, além de outros investimentos públicos na bacia do Cassaquera e no Parque Guaraciaba.