São Caetano abre inscrições para 35 Oficinas Culturais gratuitas

Em ABCD - No dia
Oficina Pintura em Tela, com Raul Duran. Foto Regina Maria/Secult PMSCS

Para participar, é preciso preencher o formulário pelo link: https://forms.gle/DxJSiZUQ9n1ez87p8 ou efetuar a inscrição no local onde será ministrada a oficina 

Estão abertas as inscrições para o programa “Oficinas Culturais” da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). As primeiras turmas começam no dia 6 de junho em diferentes equipamentos públicos da cidade. As vagas são limitadas, para aulas presenciais gratuitas.

São 35 cursos em diversas linguagens: tem graffiti, discotecagem, produção de música eletrônica, de documentário, projetos direcionados à economia criativa, dentre outros, para diversas faixas etárias: de crianças à terceira idade. Com duração de 30 a 180 horas.

Para participar, é preciso preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/DxJSiZUQ9n1ez87p8 ou comparecer aos espaços onde serão ministradas as aulas. Cada aluno pode se inscrever em até dois cursos, mediante a disponibilidade de vagas, que serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. Não é cobrada taxa de matrícula. Os locais, datas e horários de cada turma estão no formulário de inscrição.

Reformulado, o Programa Oficinas Culturais da Secult emprega em 2022 cerca de 60 instrutores e arte educadores, que receberão R$ 60 por hora/aula (60 minutos), a remuneração mais alta para esta categoria de educação não formal na Região do Grande ABC, registrando um acréscimo de 50% em relação ao valor vigente no município até 2021.

“Quando aumentamos o valor da remuneração, profissionais com maior qualificação e de maior prestígio no mercado participam com suas oficinas, agregando capacitação técnica a uma extensa variedade de cursos, em diferentes linguagens”, ressalta o secretário de Cultura, Érike Busoni.

A última aula de cada oficina será ministrada por instrutores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secult, fornecendo o subsídio necessário para os interessados em empreender: o aluno vai aprender, por exemplo, a precificar o seu produto, divulgá-lo, torná-lo vendável.

As turmas abertas para início nos meses de junho ou julho são:

Estação Cultura (Rua Serafim Constantino, s/n, Centro – piso superior do terminal rodoviário, tel. 4233-7607)

ARTES VISUAIS E ARTESANATO: Arte em Lettering, Costura Sustentável Criativa, Desenho Artístico, Desenho Técnico para Design de Interiores, Graffiti Magia e Arte (início em julho), Maquiagem: Caracterização de personagens e efeitos especiais, Paisagismo para Todos, Petrificação de tecidos – Criação de Esculturas e Objetos Decorativos, Pintura em Tela – Conhecimento em Artes Plásticas e Técnicas Variadas, Restauração de Móveis, Silk Screen.

AUDIOVISUAL: Discotecagem Digital, Documentário: princípios básicos, como pensar e estruturar um filme (início em julho), Linguagem Televisiva e Roteiro (julho), Produção de Projetos Musicais e Audiovisuais (julho), Produção executiva e gestão cultural com ênfase em projetos audiovisuais (julho), Produção de Música Eletrônica.

CAPACITAÇÃO E GESTÃO CULTURAL: Assessoria de Imprensa e Comunicação para o Setor Cultural, Desenho de Projetos Voltados à Economia Criativa.

CULTURA TRADICIONAL: Confecção de Pandeiro, Confecção de Berimbau (início em julho), MaraCaetano (maracatu de Baque Virado).

DANÇA: Ritmos Urbanos

MÚSICA: Canto Coral, Instrumentos de Sopro (Flauta Doce, Flauta Transversal e Saxofone), Ukulele, Violão

Casa do Artesão (Rua Pará, 88, Centro, tel. 4229-9988)

ARTESANATO: Arte em Macramê, Arte em Pedrarias, Cartonagem, Confecção de Amigurumi, O Fio da Meada: Crochetando a vida

CER Prosperidade – Cespro (Rua da Garça, 121, bairro Prosperidade, tel. 4229-2655)

DANÇA: Danças Afro Brasileiras

MÚSICA: A Voz que Canta Encanta, Voz e Violão

Trabalho e renda

O programa Oficinas Culturais é um estímulo à economia criativa, uma vez que gera trabalho aos arte educadores e artistas instrutores. Além disso, leva capacitação aos alunos participantes, que passam a estar melhor preparados para oportunidades e renda.

Na modalidade de educação não formal, os cursos podem ser introdutórias ou de aprofundamento dos fundamentos das áreas de atuação, proporcionando gratuitamente ao munícipe a oportunidade de qualificar-se, participar de atividades de prática cultural e de lazer, e fornecendo subsídios para a geração de trabalho e renda, movimentando a economia local e fomentando a inclusão social.        

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4233-8910, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h ou e-mail: oficinas@saocaetanodosul.sp.gov.br. As novidades da Secretaria de Cultura de São Caetano podem ser acompanhadas pelo portal cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo perfil de Instagram @secultscs.

Você também pode ler!

Com foco na diversidade e inclusão, Programa de Estágio Braskem 2023 tem 165 vagas em São Paulo

Oportunidades oferecidas para São Paulo, Santo André, Mauá, Campinas, Cubatão e Paulínia priorizam a contratação de mulheres, pessoas negras

Read More...

Santo André realiza audiência pública do Plano de Mobilidade nesta quarta

Encontro acontecerá em ambiente virtual e vai discutir propostas sobre o tema para os próximos anos A construção do Plano

Read More...

Candidato a deputado federal, médico Dr. Ricardo Yoshio inicia campanha no Jd. Inamar, em Diadema

O doutor sela parceria com Carla Morando, que concorre à reeleição pelo Legislativo Estadual, ampliando visibilidade e fortalecendo sua

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu