Saiba como fazer o descarte do óleo de cozinha de forma correta

In ABCD On
Foto: Divulgação

Por meio do Programa Olho Vivo, uma parceria entre BRK, prefeitura e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental, a população pode fazer o descarte de maneira adequada em diversos pontos de arrecadação na cidade

Boa parte da população ainda não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado e acaba descartando-o de forma inadequada, despejando o resíduo na pia, no ralo, no bueiro ou até no vaso sanitário.

O descarte irregular de óleo de cozinha e gordura na rede de esgoto é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá e um dos grandes vilões das tubulações de esgoto. Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.

“A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques explica Bruno Gravatá gerente de operações da BRK em Mauá.

Para evitar que este problema ocorra na cidade de Mauá, a BRK, em parceria com as Secretarias de Educação e do Verde e Meio Ambiente e com a empresa Líríum Reciclagem Ambiental, realiza o Projeto Olho Vivo “Água e óleo não se misturam”. A iniciativa prevê a destinação adequada do óleo de cozinha usado em pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas, e todo o resíduo arrecadado é encaminhado para empresas que fabricam biodiesel.

“Assim, pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado deste resíduo no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.”

Participar do projeto é simples e rápido. Confira abaixo:

  1. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar;
  2. Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
  3. Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo;
  4. Feche bem a tampa para evitar vazamentos;
  5. Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
  6. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto.

Confira a lista e endereços dos pontos de coleta no site: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo.

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu