Recepcionistas de unidades de saúde de Santo André passam por capacitação

In ABCD, Saúde On
Foto: Helber Aggio/PMSA

Curso já contemplou 124 profissionais da rede com conteúdo que visa, em primeiro lugar, oferecer ao munícipe atendimento humanizado

Com intuito de qualificar e humanizar o atendimento dos recepcionistas que atuam nas unidades de saúde da cidade, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio da sua Escola de Saúde, tem ministrado cursos de formação para esses profissionais, que atuam diretamente com os usuários do SUS.

Os trabalhadores foram divididos, por exemplo, em turmas, e até agora 124 recepcionistas já participaram da atividade.

A diretora da Escola da Saúde, Stefanie Kulpa, destaca, da mesma forma, que a formação visa a trazer atendimento mais humanizado aos munícipes.

“O curso está estruturado em quatro módulos formativos, com carga horária total de 60 horas, e promove espaço de discussão e problematização das temáticas mais relevantes do cotidiano de trabalho desses profissionais, visando o aprimoramento de uma postura ética e acolhedora, que contribui para a qualificação do cuidado à saúde da população andreense”, comenta, em resumo.

A atividade, realizada no campus da Universidade Anhanguera na Vila Assunção, contempla neste primeiro módulo vários temas.

Entre eles, o SUS e a história da saúde pública no Brasil; redes de atenção à saúde; atenção humanizada à saúde no SUS; e ética e sigilo em saúde.

“As temáticas foram desenvolvidas por meio da utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem, desenvolvidas pela própria equipe da Escola da Saúde de Santo André. O objetivo é que todos os recepcionistas de saúde da rede passem por essa formação, possibilitando, assim, uma melhor e mais cuidadosa atenção à população de Santo André”, acrescenta Stefanie Kulpa.

Sobre a Escola de Saúde

O órgão é o responsável pela condução da política de educação permanente em saúde em Santo André.

Além disso, pela implementação de ações de qualificação da atenção, gestão e cuidado em saúde.

Sem contar a produção de redes, ações de formação e capacitação dos trabalhadores e gestores da rede de atenção.

A Escola de Saúde Dr. Eduardo Nakamura ainda é a responsável, em conclusão, pela elaboração e gestão de projetos de inovação.

Bem como, da mesma forma, pela gestão dos campos de estágio da Secretaria da Saúde de Santo André.

You may also read!

Uma campanha muito esquisita

Por Marli Gonçalves* Acompanho de perto campanhas há muitos anos, já vi de tudo, mas esquisita – quase esquizofrênica -

Read More...

Sine de Mauá registra 203 oportunidades de emprego

Estão disponíveis oportunidades para quem tenha ou não experiência, em diversas áreasO Sine – Casa do Trabalhador de Mauá,

Read More...

Braskem apoia primeira edição do Cine de Quebradas

A iniciativa, que reuniu mais de 250 participantes, visa a promover, em primeirolugar, sessões de cinema gratuitas em bairros

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu