Agite Sua Idade 60+ leva participantes à Pinacoteca de Ribeirão Pires em ação de valorização cultural e bem-estar

In ABCD, Cultura On
- Updated
Fotos: Cibeli Leão/PMETRP

Iniciativa da Prefeitura amplia, em primeiro lugar, o acesso da população 60+ a experiências culturais e fortalece políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo

Nesta terça-feira (07.04), participantes do programa Agite Sua Idade 60+ realizaram, acima de tudo, visita guiada à Pinacoteca Municipal de Ribeirão Pires “Guilherme de Carvalho Dias”.

A atividade integra o conjunto de ações gratuitas promovidas pela Prefeitura, em parceria com a Associação Tryade.

No foco, a promoção do envelhecimento ativo por meio de experiências culturais, práticas físicas, inclusão digital e convivência social.

O grupo percorreu, por exemplo, o acervo da Pinacoteca e visitou exposições em cartaz.

Entre elas, “Coletânea – Uma Vida Dedicada à Produção e ao Ensino das Artes”, de Lilian Zampol, e “Luz, Cor e Movimento”, na sala audiovisual.

O roteiro incluiu, além disso, as mostras “Nos Trilhos da Arte”, com obras de Sérgio Leite Medeiros, “Essência”, de Cristina Cruz, e a Pinacoteca Acessível, com trabalhos táteis de Rita Meirelles — todas sob curadoria do artista Dener de Sousa.

Ampliação do acesso

A secretária de Cultura de Ribeirão Pires, Rosí Ribeiro de Marco, destacou o papel da iniciativa na ampliação do acesso à cultura. “A proposta é aproximar cada vez mais a população dos equipamentos culturais da cidade. A arte contribui diretamente para o bem-estar e para a construção de vínculos, especialmente nesta fase da vida”, afirmou.

Para a aposentada Maria Aparecida da Silva, de 78 anos, a experiência foi marcada por descobertas e emoção. “A gente aprende, se emociona e se sente viva. Eu nunca tinha vindo aqui e agora quero voltar mais vezes”, contou.

A Pinacoteca Municipal de Ribeirão Pires funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h, com entrada gratuita.

Visitas em grupo podem ser agendadas, em conclusão, pelo e-mail pinacoteca@ribeiraopires.sp.gov.br.

You may also read!

Heitor Werneck critica falta de patrocínio para eventos LGBT

Produtor cultural alerta que eventos LGBT estão sofrendo perdas operacionais por falta de patrocínio de empresas que se declaram

Read More...

Ribeirão Pires fatura dois ouros e uma prata no 33º Troféu Brasil de Karatê Interestilos

Município foi representado por atletas da WKO Shinkyokushin Ribeirão Pires em uma das maiores competições da modalidade no País,

Read More...

Hospital Mário Covas celebra Dia do Assistente Social com debate sobre violência contra a mulher

Profissionais da saúde, segurança pública e assistência social se reuniram, em suma, para trocar experiências sobre estratégias de enfrentamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu