Oficina Cultural Oswald de Andrade celebra o aniversário de São Paulo com a exposição “Ocupação Hulda Bittencourt – Uma História com a Dança”

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
Imagem de divulgação - arquivo pessoal

A Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe em poucos dias, em primeiro lugar, a exposição “Ocupação Hulda Bittencourt – Uma História com a Dança”.

A exposição dá-se em celebração ao aniversário de São Paulo, e trata-se de homenagem à saudosa bailarina Hulda Bittencourt.

Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo, Hulda dedicou sua vida à dança e à cidade de São Paulo, que a acolheu calorosamente.

A mostra acontece no histórico espaço da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

É composta por preciosos arquivos do acervo pessoal da família da fundadora da renomada escola e companhia Cisne Negro Cia de Dança.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar, acima de tudo, uma coleção única.

Há, por exemplo, fotografias raras e vídeos de entrevistas com a própria dama da dança brasileira.

Os curadores da exposição são Dany Bittencourt, filha de Hulda Bittencourt e atual diretora artística da Cisne Negro Cia de Dança, e o produtor cultural, Marco Prado.

Juntos, eles guiam os visitantes por uma jornada através da vida e legado desta figura marcante da dança brasileira.

A exposição também promete marcar o início de celebrações dos 47 anos da Cisne Negro Cia de Dança, trajetória que assim como a da fundadora, se mescla de amor e serviço ao cenário artístico.

Hulda Bittencourt fez história no Brasil e no exterior, recebendo em 2019 o título de “Fellowship of The Royal Academy of Dance”, umas das mais importantes honrarias concedidas pela instituição britânica à pessoas que trabalharam em prol do desenvolvimento da dança por meio do método da Royal Academy of Dance.

No Brasil, Hulda Bittencourt recebeu durante o Governo de José Serra, como governador, a medalha de honra ao mérito de personalidade artística.

Encontro entre Dança e Literatura

Dany Bittencourt compartilha sua emoção sobre a exposição, destacando o significado especial de ocorrer na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

“A exposição possui um grande significado, pois acontece em um espaço público que foi a casa de Oswald de Andrade, personalidade tão importante para a literatura brasileira, e agora o sentimento é de que Oswald está recebendo nossa querida Hulda em sua casa”, afirma, em resumo.

Recentemente, Hulda Bittencourt foi a homenageada no Festival de Dança de Joinville  com uma linda exposição, que serviu de inspiração para a  “Ocupação Hulda Bittencourt”.

“Hulda Bittencourt era uma pessoa vibrante, com muito amor a Cisne Negro e a dança em geral. Ter a oportunidade de espalhar esse legado na cidade que ela adotou como lar é extremamente gratificante “, acrescenta, da mesma forma, Marco Prado.

A exposição estará aberta ao público a partir de 25 de janeiro e até 2 de março, com entrada gratuita.

Além da exposição, visitantes também poderão, em conclusão, participar de atividades especiais de acordo com a agenda a ser divulgada nos próximos dias.

You may also read!

BRT e Consórcio do ABCD criarão grupo de trabalho para acompanhar obras

Prefeitos pedem, em primeiro lugar, integração com linhas locais de ônibus A equipe NEXT Mobilidade, responsável pela implementação do BRT

Read More...

Preso em Santo André casal suspeito de forjar Pix para doações ao Rio Grande do Sul

Detenções resultam, em primeiro lugar,  de operação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e do Estado gaúcho Dois

Read More...

Deputada Ana Carolina Serra leva programas andreenses a evento sobre cidades inteligentes da América Latina

Moeda Verde, Moeda Pet, Banco de Alimentos e Santo André Solidária estão entre as ações destacadas pela deputada Nesta quarta-feira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu