Na 9º edição, HR First Class revela dados vitais da pesquisa Gente em Perspectiva, realizada pela Falconi

In Economia On
- Updated
Marcos Scaldelai faz a mediação do encontro.

Revelada em primeiríssima mão, a pesquisa Gente em perspectiva, realizada pela Falconi, líder em consultoria de gestão, com apoio do HR First Class, foi um dos grandes destaques da 9º edição do HR First Class.

Promovido na noite de terça (11/8), esse que é um dos maiores eventos voltados aos Heads de RH do Brasil, teve sua primeira edição online e abordou o tema Mudanças Comportamentais e Estruturais Pós- Pandemia e a Importância do Papel Estratégico dos RH’s.

Personalidades

Os trabalhos foram iniciados com Kátia e Karen de Boer, sócias-diretoras da Safe Care, empresa patrocinadora do evento.

Na sequência, teve a mediação e apresentação de Marcos Scaldelai, da Scaldelai Projetos de Crescimento, empresa organizadora do HR First Class.

E contou com a presença de grandes líderes do mercado, como Thais Pegoraro, Partner da Exec Consultoria em Recursos Humanos, Fernando Ladeira Fernandes, sócio e diretor de Gente e Gestão da FALCONI e Roberta Bicalho, Sênior Advisor e Head de Soluções de Gestão de Pessoas da FALCONI.

Reinvenção

Apresentada em primeira mão, a pesquisa Gente em perspectiva mostrou a necessidade de os líderes e, em especial os RH’s, se reinventarem diante do novo cenário, onde todas as relações mudaram

“Tudo aquilo que foi planejado na pré- pandemia já não serve mais, já é velho”, destacou, em suma, Fernando Ladeira Fernandes, da Falconi,

Para ficar

A pesquisa analisou, em primeiro lugar, que algumas mudanças realmente vieram para ficar.

As principais delas são:

Sociais, que buscam, por propósito, saúde, diversidade e inclusão.

Engajamento, que envolvem aspectos como dinamismo e gestão participativa.

Cultura, que precisa ser forte e coerente com a estratégia da empresa.

“As mudanças estruturais estão sendo organizadas e o RH tem um papel crucial neste processo de transformação imposta pelo Coronavírus. Transformar e ressignificar são essenciais”, analisou Roberta, por exemplo.

Comunicação

A executiva ainda reforçou que a comunicação é fundamental nas organizações.

Ou seja, ela precisa ser cada vez mais assertiva, via de mão dupla, “os líderes precisam ser protagonistas e os colaboradores precisam ser participantes do processo de comunicação.

O RH entra como maestro desta grande transformação”, enfatizou Roberta, acima de tudo.

Remoto

Outro ponto apresentado na pesquisa, no entanto, fortalecido durante a pandemia, foi o trabalho remoto.

Segundo a análise, o novo líder deverá engajar o time à distância, alcançar os resultados esperados e comunicar-se de forma eficiente com a equipe.

Sobre o tema, consequentemente, a consultoria apresentou um complemento de uma pesquisa que a Robert Half fez recentemente sobre o prisma dos trabalhadores.

Nela se vê, acima de tudo, que 86% dos trabalhadores que estão fazendo home-office, querem continuar pelo menos um pouco neste formato, após a liberação total.

Já 91% deles, independentes de estarem ou não em home-office, entendem que as organizações precisam permitir realmente que os funcionários trabalhem com um pouco mais de frequência em casa.

Remodelagem

A pesquisa da Falconi analisou que a maioria das empresas está repensando suas modelagens de trabalho, incluindo adaptações necessárias, como infraestrutura, estrutura organizacional e benefícios.

O levantamento revelou ainda que 35% disseram que houve aumento de casos de doenças psiquiátricas na empresa como: depressão, distúrbios emocionais.

Sendo assim, o RH precisa levar em consideração a questão do bem-estar, necessidade latente e crescente das novas gerações.

Bem-estar

Nas respostas, por outro lado, 72% das pessoas compartilharam que a empresa adotou iniciativas para esse bem-estar. M

Muitos pretendem manter essa iniciativa, com dicas de saúde, atendimento remoto com especialistas, orientações para atividades físicas e entretenimento.

Capacitações

Sobre os processos de RH, na questão de desenvolvimento, 38% das empresas pretendem realizar mais capacitações em formato online.

Enquanto isso, 37% pretendem trabalhar das duas formas, ou seja, híbrido, enquanto 17% ainda não possuem processo estruturado para desenvolvimento.

Recrutamento e seleção seguem pelo mesmo caminho: 38% querem e pretendem realizar processos seletivos, com etapas online, 30% pretendem realizar o processo seletivo em formato, prioritariamente online, mas 9% declararam ainda não possuir processo estruturado.

Na gestão de desempenho, 33% dizem que pretendem/necessitam algum ajuste nos processos existentes, 29% pretendem manter como está, e 20% não possuem processo estruturado de gestão de desempenho.

Isso impacta diretamente no eixo de geração de resultados das empresas.

No aspecto Cultura e Mudança, 73% das empresas informou que vai precisar fazer algum tipo de revisão em algum aspecto da identidade organizacional, ou da cultura da organização.

Em relação à gestão da mudança, 62% pretendem e precisam se envolver em ações de gestões de mudanças.

Já 43% possuem a competência, mas precisam reforçá-la.

Outros 19% não possuem a competência, mas pretendem investir, 19% não possuem e não pretendem, 9% não sabem informar e 8% já possuem.

A pesquisa, além disso, revelou os principais desafios do RH nos dias de hoje.

Eles são, certamente: engajamento das pessoas, comunicação, saúde física e mental da equipe, implementação de ações para a melhoria do clima organizacional, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a atuação dos líderes, especialmente com as equipes de forma remota.

Sobre HR First Class

É uma Plataforma de Relacionamento Qualificada e Decisiva de Líderes da área de Recursos Humanos.

Ou seja, o HR First Class promove relações e conexões por meio de eventos bimestrais que colocam em pauta assuntos relevantes para a área de Recursos Humanos, sempre com temáticas atuais e a participação de empresas e palestrantes de destaque.

Sobre a Safe Care

Fundada em 2007, a Safe Care é uma empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde.

Com sede na cidade de São Paulo, a empresa faz a gestão de 100 mil vidas e em 2017 movimentou mais de R$ 145 milhões.

A empresa possui, em primeiro lugar, uma equipe formada por mais de 50 especialistas para a gestão de saúde.

Investiu mais de R$ 2 milhões no desenvolvimento do Facility Safe, software de gestão integrada de saúde que permite detectar falhas, cumprir metas para alcançar a redução de custos, garantir o bem-estar dos beneficiários, além de proporcionar ao RH a otimização de todos os seus processos. www.safecarebeneficios.com.br

Sobre a SCALDELAI Projetos de Crescimento

Fundada em 2016 pelo empresário Marcos Scaldelai, a SCALDELAI Projetos de Crescimento é, acima de tudo, uma empresa que oferece consultoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas.

Entre as principais soluções e serviços oferecidos estão: consultoria através de planos de estratégia e pesquisa de mercado, mentoria para avaliar novos projetos e ideias e treinamento sobre planos de inovações para empresas que querem expandir em curto prazo.

A SCALDELAI Projetos de Crescimento também realiza palestras por todo o Brasil com temas motivacionais sobre carreiras e empreendedorismo. Site: www.marcosscaldelai.com.br

You may also read!

Santo André entrega modernização da Emeief Celestino Bourroul

Escola no Jardim Vila Rica pertencia à rede estadual e passou por completa revitalização; a partir de 2025, unidade

Read More...

Tem Salada Mista Big Band nesta quinta no Santos Dumont

O projeto Quinta Mista, da Salada Mista Big Band, apresenta, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, no Teatro

Read More...

Aprovado o projeto da Lei Anticalote que protege terceirizados do Estado

De autoria do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, proposta melhora contratação de empresas pelas secretarias, autarquias e fundações estaduais

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu