Morreu neste sábado (21/11) Luis Carlos Cocola França Kassab, de 42 anos, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Pessoa com Deficiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Além de ser renal crônico, ele lutava contra o câncer, e piorou após a Covid-19. Nos últimos dias, já sem perspectiva de vida, foi sedado para minimizar seus sofrimentos.
Representante de São Bernardo do Campo, Kassab participou assiduamente do Consórcio ABCD desde a época em que o órgão ainda era entidade privada.
Defensor de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, também era defensor da gestão regional em função do caráter homogêneo e integralizado de governança.
História
O advogado tinha deficiência congênita, má formação nos membros inferiores que tornou necessário o uso de uma cadeira de rodas.
Ele sempre citou a importância da família na sua vida, o preconceito enfrentado diariamente e, apesar disso, perdeu o medo de nadar e foi vice-campeão brasileiro de natação.
Em uma entrevista ao portal Vida Mais Livre, em 2014, disse: “A importância da família unida e consciente é fundamental. A luta por uma escola que aceitasse minha condição, decisões médicas que deram qualidade de vida e, acima de tudo, um tratamento igual a todos, principalmente aos meus irmãos, sempre respeitando as minhas limitações, foram fatores importantes na minha vida familiar.”
Além disso, assinalou: “Se hoje estou formado em Direito, trabalhando, morando sozinho e pagando minhas contas, agradeço à minha família, que deu todo o apoio para que eu me tornasse um cidadão, mesmo diante de todas as dificuldades que ainda temos que superar.”
O Consórcio ABCD, por meio da Assembleia de Prefeitos, da Secretaria Executiva e de toda a sua equipe, divulgou nota em que manifesta sua solidariedade e seus sentimentos aos familiares e amigos de Kassab.
O velório foi às 13h, e o sepultamento às 15h, no Cemitério Jardim da Colina (Rua Jardim da Colina, 265, Jardim Petroni, São Bernardo do Campo).