Mauá avança 16 posições no Ranking de Saneamento e se destaca com percentual de tratamento de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo

In ABCD On

Percentual de tratamento de esgoto da cidade é o melhor índice entre as cidades da Região Metropolitana de São Paulo

Nesta quarta-feira, 20 de março, o Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, publicou a 16ª edição do Ranking do Saneamento com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. O estudo mostra que 15 das 20 cidades mais bem avaliadas no acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, com base nos padrões do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, estão nos estados de São Paulo e no Paraná.

Entre essas cidades está Mauá que avançou 16 posições no ranking, passando da posição 53ª, divulgada em 2023, para a 37ª posição. A cidade está entre os “seis melhores municípios” do estudo que apresentaram 100% de tratamento de esgoto, nota máxima somente conferida àqueles municípios que também alcançam a universalização em termos de atendimento (coleta), segundo metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

O município de Mauá se destaca no indicador de atendimento total de esgoto que considera, em relação à água consumida, qual a porcentagem do esgoto que é tratado.  A cidade atingiu o melhor indicador de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com o percentual de 88,88%, ficando à frente da Capital que atingiu 73,08% e das cidades de Mogi das Cruzes (54,74%), Diadema (55,62%), Suzano (55,53%), Santo André (47,93%), Osasco (37,49%), São Bernardo do Campo (31,92%), e Guarulhos (13,62%).

A BRK, empresa responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Mauá, destaca que que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com o indicador de 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto.

“Considerando os indicadores atuais, o município conta com os percentuais de 89% de tratamento e 93% de coleta de esgoto, informa Bruno Gravatá, líder de operações da BRK em Mauá.

Os indicadores apresentados no Ranking do Saneamento apontam ainda que a média de tratamento de esgoto nas cidades que compõem o estudo é de 78,4% e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população que diariamente sofre, hospitalizada por doenças de veiculação hídrica.

O estudo conclui que o avanço da coleta e tratamento dos esgotos impacta na saúde e qualidade de vida da população, além de refletir diretamente na educação e economia da cidade.

O avanço dos indicadores de saneamento em Mauá proporciona também um grande ganho ambiental para a cidade, que acolhe a nascente do rio Tamanduateí. Aproximadamente nove quilômetros do rio passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado.

“Temos um compromisso com a cidade e Mauá tem passado, nos últimos anos, por uma transformação no que diz respeito aos serviços de saneamento. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, conclui Bruno.

A metodologia completa do Ranking está disponível no site oficial do Instituto Trata Brasil – www.tratabrasil.org.br que detalha os indicadores e as notas dos municípios, além da colocação de cada cidade.

O Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades do país é publicado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil e sua metodologia atual foi desenvolvida pela GO Associados. Os dados utilizados são dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS – ano base 2022.

You may also read!

Os 102 anos de Bibi Ferreira

Guttemberg Guarabyra A capa de hoje (01.06) do Google registra a data de aniversário de Bibi Ferreira. Seriam 102 anos. Fui diretor

Read More...

Prefeito Orlando Morando anuncia implantação da 35ª Unidade Básica de Saúde de São Bernardo

Nova unidade, denominada Jardim Petroni, terá capacidade para realizar, acima de tudo, até 9.000 atendimentos por mês O prefeito Orlando

Read More...

Mais bichice, por favor.

Por Marli Gonçalves* A bichice está mesmo na Ordem do Dia depois que o Papa Francisco, em reunião fechada, usou

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu