Irmã do rei da Espanha, Felipe VI, Elena de Bourbon é a primeira integrante de uma família real a visitar São Caetano do Sul.
Isso, desde a sua emancipação político-administrativa, em 1948.
A infanta acompanhou, acima de tudo, nesta quarta-feira (20.09), no Espaço Verde Chico Mendes, apresentação do Projeto NPC (Na Pista Certa).
Trata-se, portanto, de uma parceria da Fundación Mapfre com a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).
O NPC integra a programação da Prefeitura de São Caetano pela Semana Nacional de Trânsito (18 e 25.09), com a campanha No Trânsito, escolha a vida.
O tema tem como proposta mostrar a importância do cuidado com a vida humana.
Responsabilidade compartilhada com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, os atores envolvidos no processo e também o cidadão.
Elena de Bourbon ficou encantada com a apresentação dos alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Oswaldo Samuel Massei e 28 de Julho.
Eles cantaram uma versão em espanhol da canção infantil Borboletinha. “Espetacular”, disse a infanta, diretora de projetos da Fundación Mapfre na Espanha.
Elena foi recebida pelo prefeito em exercício, Carlos Humberto Seraphim, e falou da alegria do momento.
“Muito feliz e agradecida por estar em São Caetano, cidade que abriu espaço para podermos desenvolver nosso projeto da Fundación Mapfre”, concluiu, em suma.
“Estamos muito honrados e felizes de receber uma integrante da família real da Espanha, um país que muito admiro”, falou, da mesma forma, Seraphim.
Na Pista Certa
O Programa Na Pista Certa em São Caetano tem como principal objetivo transmitir conceitos e orientações de educação no trânsito para alunos de 5 a 9 anos das EMEFs.
As atividades no Chico Mendes tiveram início no domingo (17.09) e vão até sábado (23.09), sempre das 8h às 17h, exclusivamente para as 17 escolas inscritas no programa.
Além disso, a Semana do Trânsito reserva várias ações.
São intervenções artísticas, jogo de memória, espetáculo teatral, placômetro, trilha de trânsito e blitze educativas nas ruas da cidade.
O secretário da Semob, Diego Santos Vido, acredita que a educação no trânsito tenha bons resultados quando iniciada nas faixas etárias menores.
“O propósito da Educação no Trânsito dentro das escolas está relacionado a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades. Além disso, contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, e também na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas no cotidiano”, disse, por exemplo.
A secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, também participou da atividade, em conclusão.