Festas juninas: Ipem-SP dá dicas para compra de produtos típicos

In Canto do Joca On

Com a proximidade das tradicionais festas juninas, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, tem algumas orientações para a compra dos produtos mais consumidos no período, como amendoim, bolos, milho de canjica, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora, cocada, pipoca e vinhos, entre outros. Confira:

Atenção à quantidade: Produtos pré-embalados (aqueles medidos longe da presença do consumidor) devem declarar, de forma clara e na vista principal da embalagem, a quantidade que está sendo comercializada. O chamado conteúdo nominal (a quantidade declarada) deve ser apresentado em cor contrastante com o fundo onde estiver impresso, de modo a facilitar a identificação da informação pelo consumidor.

Foco na etiqueta: Alguns itens muito procurados nesse período – como doces e bolos – podem ser embalados e/ou etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nesses casos, a indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara). O mesmo vale para embutidos, como salsichas para cachorro-quente e salsichões.

De olho na balança: Ao comprar qualquer artigo a peso, lembre-se que as balanças usadas no comércio devem ser aprovadas e verificadas pelo Inmetro. Para saber se a aprovação está em dia, observe se ela tem o selo de “verificado até 2021 (ou 2022)”. E se a balança tiver informações como peso e preço em inglês, desconfie!

Fiscalização: Nesse período, o Ipem-SP intensifica a fiscalização de produtos e comidas típicas com visitas a estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte. Na dúvida, denuncie para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Siga o Ipem-SP­­­­­­­­­­­­­­­­­ nas redes sociais @ipemsp

You may also read!

Nova operação da GCM e PM prioriza fiscalização de motos em Diadema

Balanço do final de semana, incluindo a Operação Paz e Proteção para inibir pancadões, resultou, acima de tudo, em

Read More...

Mauá começa a entregar uniformes a mais de 16 mil alunos

Mães aprovam, em primeiro lugar, a qualidade do material; alunos fazem desfile A primeira atividade de entrega de uniformes, já

Read More...

São Bernardo vistoria 2.000 imóveis no sábado de combate à dengue

Mutirão coordenado pela Secretaria de Saúde, com apoio de voluntários da Administração, percorreu sete áreas do município, com o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu