Escolas municipais de São Caetano celebram aniversário da cidade em espaço virtual

In Educação On
- Updated

Todos os anos, o dia 28 de julho, aniversário de São Caetano do Sul, é celebrado com uma ampla programação de atividades e festejos que também mobiliza as escolas municipais da cidade. Não será diferente em 2020.

Mesmo em meio à pandemia que força o distanciamento social, as escolas encontraram uma forma de motivar os seus alunos a se conectar com a história da cidade – que também faz parte da história de cada morador. 

Na plataforma Educação Conectada, por meio da qual as crianças acessam as aulas e atividades remotas, existe sala virtual denominada Espaço Conexão. É por meio desse espaço interativo – uma espécie de “mural virtual”, no qual os alunos podem receber e postar mensagens, atividades e produções culturais – que a comunidade escolar está comemorando o aniversário da cidade.

“No Espaço Conexão as escolas estão desenvolvendo projetos pedagógicos focados na celebração do aniversário de São Caetano. Neste momento de pandemia e isolamento social, essa é uma importante ação para restabelecer vínculos com a cidade e sua comunidade”, explica a professora Denise Pattini, diretora do Cecape, o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação.  

Dentro do tema “São Caetano, meu amor”, as escolas estão propondo atividades voltadas às diferentes faixas etárias.  

A EMEF Senador Fláquer, que já recorreu à tecnologia da live (transmissão ao vivo pela internet) no mês de maio, para comemorar seu centenário, utilizará o Espaço Conexão para publicar um conteúdo sobre a história da cidade e um jogo de perguntas e respostas sobre o tema. Os alunos também serão convidados a postar fotos (de arquivo pessoal) dos locais que mais gostam da cidade e deixar mensagens de aniversário no espaço virtual.

A EMEF Anacleto Campanella também já preparou uma apresentação com dados históricos e geográficos da cidade, além de seus principais pontos turísticos, como forma de motivar seus alunos a interagir. E o Espaço Conexão da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva já está recebendo contribuições dos alunos: fotos dos lugares preferidos da cidade e desenhos inspirados no aniversário. 

Já a EMEF Profa. Eda Mantoanelli postou um vídeo sobre Arte, Cultura e Memória da cidade, narrado pelos próprios professores, e convidou os alunos do Ensino Fundamental a compartilharem desenhos inspirados pelo vídeo. E os alunos do Ensino Médio da EME Professora Alcina Dantas Feijão foram desafiados a produzirem mini podcast, com locução, editorial e entrevistas. Vale ponto para a tradicional Gincana Solidária que é realizada todos os anos pela escola.

“Por meio das pesquisas, entrevistas, conversas promovidas entre alunos, seus familiares e comunidade local, a identidade e o vínculo com o município se enriquecem. A identidade local ganha valor e mérito. E, nesse percurso, a cidadania é também fortalecida, pois o conhecimento possibilita a prática cidadã”, destaca Denise Pattini.

Texto: Suzel Tunes

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu