Entenda como reclamar também pode ajudar a solucionar problemas

In Artigo On
- Updated

* Bia Nóbrega

Todas as pessoas já experienciaram um momento em que não estamos felizes ou algo não ocorre como planejamos. A partir daí, a tendência é reclamar. É importante lembrar que, ao fazer isso geralmente colocamos o problema em pauta e nunca uma solução efetiva.

Minha posição com base em meus estudos em Psicologia Positiva, Física Quântica e Programação Neurolinguística é que reclamar não faz bem. No entanto, há pesquisas que comprovam que na verdade as queixas podem ter o efeito contrário em ambientes de trabalho, gerando benefícios. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Melbourne reclamar sobre o trabalho, especialmente durante o expediente, pode ajudar profissionais a superar descontentamentos relacionados a esses problemas.

É claro, a pesquisa em questão foi realizada com um grupo muito específico, uma equipe ocupacional responsável por cuidados paliativos e pacientes oncológicos mas que ainda assim tem seu valor por comprovar que, usar a reclamação e o humor, criam laços emocionais que ajudam os profissionais a enfrentarem melhor as situações pertinentes ao trabalho.

Todavia é comprovado que, como seres sociais que somos, necessitamos viver e conviver com outros e em ambientes, cada vez mais diversos. Os problemas que juntos os profissionais “sofrem” por no mínimo oito horas, é uma excelente forma de identificação e criação de laços. Mas é necessário ter atenção, uma vez que várias empresas possuem diretrizes que, explícitos ou implícitos, não permitem determinado tipo de queixas. Isso decorre da perda de eficiência que o comportamento de reclamação gera na empresa. Ele precisa ser trocado por feedbacks, conversas francas e resolução de problemas.

Algumas dicas essenciais para colocar essas pautas em questão é primeiramente avaliar se é algo que incomoda a uma massa considerável de pessoas, algo que não é tão pessoal e sim uma queixa geral que pode ser resolvida com mais facilidade. Com isso em mente, tente apresentar essa situação para quem pode fazer algo para minimizar o problema. Uma coisa que melhora o relacionamento e também ajuda nesses momentos é construir, de antemão, uma proposta para redução ou eliminação do “problema”.

Se você é líder, lembre-se que a reclamação, uma vez existente e conhecida deve ser tratada. Ela é fruto da forma negativa como as pessoas percebem uma determinada situação. Dizer que tomou conhecimento e que precisa entender mais para tratar é um excelente começo. Aprofunde o diagnóstico e questione possíveis soluções para então decidir como minimizar ou eliminar o problema.

É certo que, em um ambiente de trabalho ou não, reclamar por reclamar não gera solução alguma. É preciso entender as raízes de determinadas situações e então clarificar de forma que ocorra um benefício a partir da queixa. Isso também vale para fora do ambiente profissional.

Sobre Bia Nóbrega

É coach, mentora, palestrante e atua há mais de 20 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, em formação para Conselheira, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização. É afiliada à International Coach Federation (ICF), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e coautora do livro “Mapa da Vida” – Editora Ser Mais. Possui mais de 500 horas de atendimento em coaching executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.

You may also read!

Programa policial

Por Guttemberg Guarabyra* A notícia correra a favela e num minuto os moradores já comentavam que lá embaixo, na farmácia,

Read More...

Campanha do Fundo Social de Diadema faz ‘pit stop’ solidário neste sábado na Praça da Matriz

Criada nos tempos da COVID, Campanha “Sua Vida Importa para Mim” agora ajuda o povo gaúcho; Além de escolas

Read More...

Novos ACS de Mauá concluem curso para iniciar atuação Os 23 profissionais tiveram uma carga horária de aula de 40

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu