Eleição para direção escolar ratifica caráter democrático da educação em Diadema

In ABCD, Educação On
Foto: Divulgação Seduc/PMD

Diretores, diretoras, vice-diretores e vice-diretoras são escolhidos pela comunidade escolar em processo eleitoral;

Em 17% das unidades ele foram reeleitos, e as equipes vão ter mandatos de três anos, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2026

Ratificando e consolidando o caráter democrático da educação em Diadema, as 60 escolas e o Cais (Centro de Atenção à Inclusão Social) da rede municipal realizaram, em primeiro lugar, eleição direta das novas equipes de direções das unidades escolares.

No total, 17% das escolas, 28 unidades, reelegeram, portanto, as equipes de direção.

Em 15 escolas, as chapas eleitas tinham, acima de tudo, algum integrante da atual gestão, e em 18 delas toda a equipe foi renovada.

As equipes vão ter, além disso, mandatos de três anos, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2026.

As eleições diretas para direção e vice acontecem na cidade, por exemplo, desde 1993.

Voto amplo

Toda a comunidade escolar pode votar, incluindo um responsável por família dos estudantes menores de 14 anos, funcionários, professores e estudantes a partir dos 14 anos.

“Esse movimento faz parte de uma das diretrizes da Secretaria da Educação que é a gestão democrática, além da oportunidade de todos os professores e professoras da rede municipal de passar pela experiência da gestão com o aval da comunidade e servidores”, explica, em resumo, a coordenadora do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação, Katia Nunes.

“Neste processo, a direção eleita conhece o território escolar e faz projeto específico de trabalho para aquela comunidade, que tem a possibilidade de referendar ou não, pois há apresentação das propostas e nesta ocasião todos podem perguntar e acompanhar o trabalho proposto durante o tempo de gestão”, completa, da mesma forma, a coordenadora.

Urna eletrônica

A eleição é realizada com computadores, sem conexão à internet.

Isso, por meio de um programa que reproduz modelo de urna semelhante à utilizada nas eleições diretas do TER (Tribunal Regional Eleitoral).

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destaca ser diferencial da rede de ensino de Diadema ter todas as equipes que atuam nas direções e coordenações das escolas formadas por professores.

“Nossa carreira preconiza que todo mundo é professor. Coordenador pedagógico, a direção da escola que passa por um processo de eleição direta pela comunidade e esse ciclo faz com que a gente vá e venha e nunca deixamos de ser professores e isso se materializa no bom trabalho realizado nas escolas”, finalizou.

You may also read!

Até Aline perdoa

Por Guttemberg Guarabyra* — Alô... Você não atende mesmo, não é? Olha, está fazendo quatro anos que a gente se

Read More...

Diadema transfere “Tem Abelha no Meu Jardim” para Parque Pousada dos Jesuítas

Até o mês passado, encontro era no Borboletário Municipal; com a mudança, a nova atração vai, portanto, integrar programação

Read More...

Gilvan Jr. tem apoio de 19 vereadores e oito partidos ao ser lançado pela Gestão Paulo Serra

Atual secretário de Saúde está na gestão, em primeiro lugar, desde 2017 e passou por diversos cargos estratégicos A gestão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu