Novos conhecimentos serão utilizados em atividades em sala de aula. Ação integra estratégias para alfabetização na idade certa.
A equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Ribeirão Pires realizou na quinta-feira (10.03) agenda formativa direcionada aos coordenadores pedagógicos que atuam no Fundamental I (1° ao 5° ano).
No encontro, em primeiro lugar, atividade de acolhimento e uso de experimento científico foram utilizados para estimular novas práticas dentro das escolas.
“Acolhemos o grupo de coordenadores utilizando dinâmica com suculentas. A ideia é ressaltar que, assim como as plantas, cada pessoa tem necessidades e formas de interagir com o meio. Devemos ter este olhar para todos os profissionais que atuam na rede”, explicou, por exemplo, a orientadora educacional do Fundamental I, Luzinaide Klen.
Logo após o acolhimento, os coordenadores foram, além disso, convidados a participar de experimento científico, utilizado pelo Instituto Ayrton Senna, parceiro da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, nos programas promovidos na rede municipal.
A ideia era simples. “Provocamos o pensamento dos participantes sobre a possibilidade de furar uma xícara de cerâmica sem quebrá-la. É possível? E de que maneira?”, observou, da mesma forma, Luzinaide.
Em uma bacia com água, as xícaras foram imersas, sem deixar ar dentro, e utilizando prego e martelo, usando as metodologias corretas, foi possível fazer a furação para plantar a suculenta. “Essa atividade será replicada com os alunos. Uma experimentação que propõe uma situação problema, usa métodos até encontrar a solução. Uma forma inovadora de estimular competências e despertar nas crianças a vontade de aprender, de se sentirem capazes”, disse, em conclusão, a orientadora educacional.