Polícia Civil cumpre 173 mandados contra quadrilha suspeita de fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro

In ABCD, Capital - São Paulo On
- Updated
Cerca de 400 policiais do Deic e promotores de Justiça participam da ação. Foto: Pablo Jacob / Governo de São Paulo

São, acima de tudo, 120 mandados de busca e apreensão e 53 de prisão temporária em três unidades da Federação;

Justiça determinou bloqueio de até R$ 100 milhões por conta investigada

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (24.02), em primeiro lugar, a Operação Interestadual Fim da Fábula.

O objetivo, em suma, é desarticular uma associação criminosa suspeita de praticar crimes de estelionato por meio digital.

No total, são cumpridos 173 mandados judiciais — 120 de busca e apreensão e 53 de prisão temporária — em São Paulo e Minas, além do DF.

A ação é coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Persecução Patrimonial (Gaepp).

Os trabalhos ocorrem no âmbito da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat), por meio da 6ª Delegacia de Facções e Lavagem de Dinheiro.

Várias fraudes

Os investigados são suspeitos de envolvimento em fraudes, como “golpe do INSS”, “golpe do falso advogado” e o “golpe da mão fantasma”.

Os envolvidos utilizavam plataformas de apostas on-line e fintechs para movimentar valores obtidos de forma ilícita, inclusive com a clonagem de chaves Pix das vítimas.

O inquérito policial também apura o crime de lavagem de capitais.

Além das prisões e buscas, a operação mira o patrimônio dos investigados.

O Gaepp identificou ao menos 36 imóveis ligados ao grupo, incluindo bens registrados em nome de terceiros e empresas de fachada, além de centenas de veículos e embarcações.

A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou o bloqueio judicial de até R$ 100 milhões em cada uma das 86 contas correntes, de pessoas físicas e jurídicas, identificadas na investigação.

As medidas foram autorizadas pela 2ª Vara Especializada em Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital.

Cerca de 400 policiais do Deic e promotores de Justiça participam, portanto, da ação.

A operação conta com o apoio, em conclusão, de outros departamentos da Polícia Civil paulista, além das Polícias Civis de Minas e do Distrito Federal.


You may also read!

Paulo Serra nega cristianização tucana no projeto para o governo do Estado

Joaquim Alessi Em nota divulgada na tarde desta qunta-feira (04.06), de Corpus Christi, o presidente estadual do PSBD, Paulo Serra,

Read More...

Diadema tem neste sábado (06.06) o Corre com a Gente Noturno

Parte da programação da Virada Esportiva, corrida acontece ao longo da Av. Dr. Ulysses Guimarães, que será interditada das

Read More...

Prefeito, Marcelo Oliveira, entrega em Mauá nova alça do Rodoanel e reduz trajeto de motoristas de 12 para 2 minutos

Nova ligação direta com Avenida Papa João XXIII melhora a fluidez do trânsito, reduz congestionamentos e facilita o acesso

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu