Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Fundação Dorina Nowill para Cegos reforça sua missão de inclusão

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated

A data, estabelecida pela ONU, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da inclusão e da garantia de direitos; nesse mesmo contexto, há mais de 70 anos, a Fundação Dorina tem sido um agente importante nessa missão

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, reforça sua missão de promover a capacitação e a integração social e educacional. O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro,  foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da inclusão e garantir que os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência sejam reconhecidos e respeitados globalmente.

Com uma abordagem que vai além das palavras, a Fundação Dorina atua para garantir o acesso à educação, cultura e à tecnologia assistiva por meio de medidas como o atendimento gratuito a pessoas cegas e com baixa visão com foco na habilitação e reabilitação; o apoio ao esporte inclusivo; a adaptação de materiais para formatos acessíveis, como o braille, produzido em seu parque gráfico, ou até mesmo audiolivros realizados nos estúdios da instituição, proporcionando mais autonomia e oportunidades para os assistidos. 

“A inclusão de pessoas com deficiência visual vai muito além de políticas públicas. Ela precisa ser vivenciada no cotidiano das pessoas e das instituições, e a Fundação Dorina desempenha um papel essencial, não apenas proporcionando acessibilidade, mas também promovendo um ambiente de autonomia e empoderamento”, destaca Francisco Henrique Della Manna, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação.

As histórias de vida de quem se beneficia diretamente com esses serviços, também ajuda a ilustrar seu trabalho, como é o exemplo de Alexandre Brito, que perdeu a visão em decorrência do diabetes: “eu estava vivendo um momento muito difícil, acreditando que minha vida se resumiria a um sofá. Estávamos eu e minha esposa no shopping, quando passamos por uma mulher cega total andando com desenvoltura. Foi então que nós a abordamos e questionamos como ela tinha atingido aquela autonomia, e ela nos apresentou a Fundação Dorina. Vinte dias depois, comecei o tratamento. E foi ótimo! Iniciamos com os psicólogos, com os encontros, depois vieram as oficinas e cursos. Eu agradeço a Fundação e aos profissionais que nos atenderam com tanta simpatia, com tanta prestatividade, pois eles mudaram a minha vida. Eu saí do meu luto e aprendi muito”, relata.

A Fundação Dorina é um lugar de transformação e acolhimento para os seus atendidos. “Eu entrei em março de 2024 e descobri, no primeiro momento, que a minha vida seria transformada. Fui imediatamente acolhida pela assistente social e, logo em seguida, comecei a fazer o curso de massoterapia, depois o de informática e de técnicas administrativas. Atualmente, estou cursando o de pedagogia”, conta Laís Stéphanie da Cruz, que também realiza os atendimentos na Fundação. 

“A Fundação me mostrou que eu posso ser uma pessoa comum, que não é pelo fato de eu ter a deficiência que eu tenho uma limitação. Hoje, eu tenho uma profissão, sou massoterapeuta, e consigo mexer no computador porque eles me deram autoconfiança para que isso acontecesse novamente. Hoje, eu sei o meu valor e me sinto uma pessoa extremamente útil e capaz de fazer qualquer coisa. A Fundação Dorina é um local de transformação. No momento em que eu achava estar no fundo do poço, eles seguraram a minha mão e me levantaram” complementa Laís. 

Em um ano de grandes desafios e conquistas, a instituição também ressalta a importância de continuar a luta pela ampliação da acessibilidade no Brasil. “Há muito a ser feito, mas estamos otimistas e acreditamos que, com o engajamento de todos, é possível criar uma sociedade mais inclusiva”, complementa o presidente da Fundação Dorina. 

Neste 3 de dezembro, a Fundação Dorina Nowill para Cegos convida todos a refletir sobre as mudanças necessárias para que o Brasil seja, de fato, um lugar onde todos, independentemente de suas limitações, possam viver plenamente e com dignidade. A inclusão deve ser uma prática diária, e, para isso, a colaboração entre instituições, poder público e cidadãos é essencial.


Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

You may also read!

Com inauguração oficial neste sábado, Vacimóvel leva imunização por toda São Bernardo

Veículo ofereceu na feira da Vila São Pedro suporte para vacinações em locais mais remotos da cidade Chegar onde a

Read More...

Fonte interativa: nova atração da Esplanada do Paço de São Bernardo

Espaço lúdico faz parte, acima de tudo, das intervenções do programa Cidade Linda de Viver, como parte da zeladoria

Read More...

Sub-20 do Santo André Intelli goleia ao estrear no Paulista

A equipe sub-20 do Santo André Intelli começou a temporada com o pé direito. Em sua estreia no Campeonato Paulista,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu