Com Sala de Situação, São Bernardo oferece serviço diferenciado para tirar dúvidas da população sobre o Coronavírus

In Saúde On
- Updated
Central Atendimento COVID19 da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo. Foto de Omar Matsumoto, da PMSBC

Para estabelecer contato direto com a população e tirar dúvidas a respeito do COVID-19, a Prefeitura de São Bernardo mantém, desde o início da pandemia, Sala de Situação composta por médicos para esclarecer questões relacionadas à doença aos munícipes. Em visita ao local na manhã desta quinta-feira (16/04), o prefeito Orlando Morando destacou que a ação é fundamental para levar informação e tranquilidade aos moradores sem que eles precisem sair de casa.

Criada para qualificar o atendimento prestado à população, a Sala de Situação, localizada na Secretaria da Saúde, oferece suporte à Central de Atendimento Coronavírus, uma das inúmeras ações que estão sendo elaboradas pela Prefeitura de São Bernardo para o enfrentamento do COVID-19.

No total, equipe de nove médicos presta atendimento telefônico para esclarecer dúvidas de munícipes de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Desde 27 de março, 113 pessoas receberam as orientações médicas a respeito da doença via Sala de Situação. A maior parte dos atendimentos (60%) foi encaminhada pelo serviço telefônico e 40% chegou por meio do WhatsApp.

“É um serviço diferenciado, personalizado. Porque, num momento de pandemia, a informação é fundamental. É importante destacar que os médicos não fazem consulta pelo telefone, eles estão esclarecendo as dúvidas que a população tem sobre o Coronavírus. Essa é mais uma ação que estamos oferecendo para levar tranquilidade aos nossos moradores, que, dessa forma, podem permanecer em casa”, ressaltou o prefeito Orlando Morando.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, reforçou que os médicos que atuam na Sala de Situação foram remanejados de outros serviços da rede municipal de Saúde após a suspensão dos atendimentos eletivos, como consultas, cirurgias e exames de rotina. “Os profissionais atuam em conjunto, respondendo as demandas dos moradores. Para os casos em que não há resposta imediata, ficamos com o contato da pessoa e o médico retorna à ligação o mais breve possível para sanar a questão”, explicou.

MONITORAMENTO – A equipe de nove médicos da Sala de Situação também realiza trabalho de monitoramento dos casos notificados de Coronavírus do município. Os profissionais mantêm contato com os pacientes classificados como casos suspeitos da doença para verificar se os sintomas permanecem e se estão mantendo o isolamento social. Neste caso, foi constatado que 80,7% deles cumpriram a quarentena.

ATENDIMENTO – O serviço de WhatsApp da Central de Atendimento Coronavírus São Bernardo superou a marca de 3.000 atendimentos nesta quinta-feira (16). A ferramenta é administrada por equipe de 10 profissionais, que realizam os atendimentos, diariamente, das 8h às 22h.

Além de tirar dúvidas a respeito dos principais sintomas e formas de prevenção do COVID-19 e sobre quando procurar uma unidade de Saúde, moradores também utilizam as ferramentas para esclarecer questões relacionadas às alterações na rotina da cidade a partir do decreto de estado de emergência municipal, em 16 de março de 2020 (Decreto nº 21.111).

O atendimento via WhatsApp foi fundamental para o morador do bairro Alves Dias, José Roberto, 33 anos. Graças à possibilidade de tirar dúvidas com médicos a respeito do Coronavírus, ele teve tranquilidade para cumprir a quarentena com a família em casa. “Ter uma equipe à disposição para sanar dúvidas foi essencial. Meus sintomas indicavam que eu estava com o COVID-19 e, após o contato com a Sala de Situação, passei a ser monitorado pelo grupo médico. Dessa forma, minha família e eu permanecemos em isolamento domiciliar”, destaca.

SERVIÇO – Para tirar dúvidas por meio do WhatsApp, o munícipe deve cadastrar o número (11) 94715-7902 e enviar mensagem. Outra forma que a população tem de esclarecer questionamentos acerca do Coronavírus é através dos telefones 0800-7708-156 e 2630-4650.

Texto: Natália Fernandes

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu