Com novas Estações de Coleta, Semasa fará estudo sobre catadores de recicláveis em Santo André

In Canto do Joca On
- Updated
Foto: Divulgação/Semasa

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou mais uma missão técnica com representantes da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), responsável pelo financiamento de US$ 50 milhões do Programa Sanear Santo André.

Dentre as novidades acerca da atualização do escopo do programa está, em suma, o desenvolvimento de estudo para mapear o número de catadores de recicláveis que atuam no município.

O levantamento faz parte, em primeiro lugar, das obras de construção de mais 20 Estações de Coleta.

Tem como objetivo, em suma, descrever, com o auxílio de pesquisa de campo, o contingente de pessoas que recolhem materiais secos pelas ruas.

Com isso, elas poderão ser inseridas no trabalho formal de triagem e venda de recicláveis, por meio das cooperativas que existem em Santo André.

O levantamento também será fundamental certamente para que a cidade possa fomentar políticas públicas que busquem a qualificação de quem trabalha com reciclagem, além de estimular a economia solidária. Após o resultado do diagnóstico, também será analisada a possibilidade de construir a terceira cooperativa da cidade. A previsão é de que a pesquisa comece e seja concluída neste ano. Ainda em 2021, também iniciam os serviços para construir mais dez Estações de Coleta.

Complexo Viário Cassaquera

Primeira realização do Programa Sanear Santo André, as obras do Complexo Viário Cassaquera seguem em ritmo acelerado, com 66% do total das intervenções concluídas. Com os serviços de preparação do solo para a pavimentação da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, o Semasa começou a atuar simultaneamente em sete frentes de trabalho. Os serviços de canalização do córrego Cassaquera, na extensão de 1,7 quilômetro do curso d’água, chegaram em cerca de 75%.

Outras intervenções

Em meados de maio, o Semasa realizou a abertura de envelope das empresas licitantes no processo de contratação do projeto executivo para a construção de obras de drenagem na região do córrego Guarará.

Os estudos, portanto, estão sendo analisados pela comissão técnica formada por representantes da autarquia.

As intervenções para modernizar e ampliar o sistema e alerta de chuva do município serão feitas em dois contratos.

O primeiro, que envolve a implantação de 25 câmeras para monitorar córregos e o rio Tamanduateí, está na etapa de preparação da minuta de edital.

O segundo contrato integra a instalação de novos pluviômetros, fluviômetros, bocas de lobo inteligentes, estações meteorológicas, softwares de simulação de inundações, dentre outros.

A fase atual é, em conclusão, de elaboração do termo de referência para licitação.

You may also read!

Prefeitura de São Bernardo do Campo e Sinaceg fazem parceria para ajudar vítimas do RS

Saiu uma missão na manhã desta segunda-feira (06.05) de São Bernardo do Campo para ajudar as vítimas das enchentes

Read More...

Manutenção emergencial afeta abastecimento em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Serviço deve ser concluído na madrugada de quarta-feira (08.05), com retomada gradativa da distribuição de água; Sabesp orienta consumo

Read More...

Laurinha sumiu na Vila Bastos, em Santo André

Sumiu nesta segunda-feira (06.05) por volta das 15h30 na região da Vila Bastos / Vila Alice. Ela atende por Laurinha. Tem

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu