Cachorro-do-mato é 200º resgate da Secretaria de Meio Ambiente neste ano

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Resgate do cachorro-do-mato. Fotos: Divulgação/PMSA

A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André contabilizou 200 resgates de animais silvestres fora de seu habitat natural neste ano.

A marca, que no ano passado foi atingida em dezembro, foi alcançada com o resgate de um cachorro-do-mato em empresa de grande porte na avenida dos Estados.

A empresa Dibracam acionou, em primeiro lugar, a equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, que foi até o local.

Segundo a encarregada do departamento, Daniela Victor da Silva Freire, o avanço das cidades sobre as áreas verdes resulta em aumento no número de animais silvestres perdidos, mas com maior conhecimento da população a respeito do serviço, o número de resgates está crescendo de forma rápida.

“Isso é bom, porque mostra uma preocupação e respeito crescentes das pessoas pelos animais silvestres e nos possibilita dar o tratamento adequado a um animal que tinha muitas chances de morrer ou de viver em cativeiro”, afirmou Daniela. O cachorro-do-mato resgatado na empresa, após se esconder e dar um pouco de trabalho para ser encontrado pela equipe, foi solto na região de Paranapiacaba. “Ele estava saudável, por isso o levamos diretamente para a mata”, contou.

Animal silvestre

O cachorro-do-mato (Cerdocyn thous) é um animal silvestre com uma distribuição geográfica bem vasta na América do Sul e tem uma alimentação onívora (que se alimenta tanto de matéria vegetal como animal).

Eles têm hábitos terrestres, crepusculares e noturnos, com uma expectativa de vida de aproximadamente dez anos.

Carcará

Também nesta semana as equipes do Departamento de Bem-Estar Animal resgataram um carcará (Carcara plancus).

A ave foi encontrada com uma asa quebrada em um condomínio residencial no Jardim Alvorada.

“Apesar de machucada ela conseguia subir nas árvores e quando nos aproximávamos, ela subia um pouco mais. Demoramos cinco dias para resgatá-la”, contou Daniela. Como estava ferido, o carcará foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

Quem encontrar um animal silvestre perdido ou ferido deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones 4433-1958 ou 4433-1957.

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu