Bella Ciao: Brasilitália celebra neste 25/4 o “Giorno della Liberazione”

In Artigo On
Luiz José Moreira Salata, presidente da Brasilitália de São Bernardo

Mais um artigo do Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo do Campo:

“A SOCIEDADE CULTURAL BRASILITÁLIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, por seu Presidente LUIZ JOSÉ MOREIRA SALATA, cumprimentando Vossa Senhoria e distinta família, registra no dia 25 o “Giorno della Liberazione” que se constitui para os oriundi e descendentes uma das mais importantes comemorações nacionais, pelo que, social e politicamente representa para os italianos.

‘A efeméride foi instituída para homenagear um dos mais importantes focos da Resistência Italiana na Segunda Guerra Mundial, cujo significado na história presente na vida cotidiana dos italianos, revela a motivação que retrata a Libertação da Itália, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial.

‘Após anos de ocupação, Mussolini submeteu a Itália a uma grande catástrofe, pois o país localizado no seio da Europa foi o que mais padeceu e foi prejudicado pela invasão e destruição de seu patrimônio físico e histórico dada a maneira do tratamento duro e hostil dos soldados alemães contra os italianos.

‘O calendário italiano registra a participação dos partigiani tendo um sentido político-militar muito especial, visto marcar a história do fim do regime fascista de Mussolini, a partir de 25 de abril de l.945, portanto há 45 anos.

‘A Itália formando o Eixo, se dividiu em duas partes, de um lado o norte dominado por Mussolini, mandatário italiano, fascista, e o sul pela oposição, apoiado pelos aliados, ingleses e americanos, desse modo os italianos se dividiram, contra o fascismo e a invasão alemã nazista, e os que eram contra tal regime adotado por Mussolini, parceiro dos alemães, mas que dispensavam tratamento dominador contra os italianos.

‘Dessa divisão que resultou na formação do CLNAI – Comitê de Libertação Nacional da Alta Itália, grupo formado para resistir contra os fascistas e os nazistas, visando libertar o país da ditadura de Benito Mussolini, com a sua derrubada e expulsão dos nazifascistas, cujas lutas militares foram intensas e com a efetiva participação dos partigiani, denominação do grupo militar formado pelos italianos patriotas, voluntários e da população de todos os segmentos, conhecido por Resistenza Italiana, foram avançando e depuseram Mussolini, o que motivou com a sua fuga.

Em 27 de abril de l.945, Mussolini vestindo uniforme de soldado alemão foi capturado em local próximo da fronteira suíça, junto com Claretta Petacci, após reconhecido foi preso e com ela executados, impondo assim o fim do fascismo na Itália, e desse modo já em 25 de abril de l945, o CLNAI, em nome do povo italiano, dos seus voluntários que lutaram pela liberdade, declarou a assunção dos poderes de governo.

Pela importância da participação da população que bravamente lutou pela libertação e combate aos invasores, a data de 25 de Abril, foi oficializada feriado nacional na Itália, através da Lei no 260, de 27 de maio de l.949, cujo projeto de iniciativa do então Senador Alcide De Gasperi, primeiro Chefe de Governo da República Italiana, teve larga repercussão pelo que a efeméride representa para o povo italiano com profundo fervor.

Antes disso, já era festivamente comemorada como “Festa della Liberazione” ou “Anniversario della Resistenza”, por toda a população e está gravada na memória dos italianos a grande luta empreendida por todos os segmentos, pois irmanados tinham em comum a vontade de lutar com os seus próprios meios para o combate aos fascistas e nazistas, sempre visando a expulsão dos alemães.

Historicamente, a Resistência Italiana Partigiana após a libertação da Itália participou efetivamente na reconstrução nacional, o que é considerado o fenômeno europeu mais amplo de um movimento de defesa contra o nazismo, mercê da participação de toda a população, perto de trezentos mil italianos, tendo ainda efetiva influência politica pois determinou o fim da monarquia e com a realização do “referendum”, o qual com o resultado favorável implantou a República Italiana.

Merece destaque um capítulo especial, a adoção da canção “Bella Ciao” — “Stamattina mi sono alzato/O Bella Ciao! Bella Ciao!/ Bella ciao, ciao, ciao/ Stamattina mi sono alzato/ Ho trovato l’invasor/;” — e que bem serviu como símbolo do memorável movimento cívico-militar dos partigiani e população, música representativa nos momentos de emoção pela canção um tanto antiga, folclórica e popular, o canto das Mondine, trabalhadoras rurais da Emília Romana e Veneto, e que foi adotada como marcante cantoria, pois permanece marcada desde então no coração dos italianos.

A melodia passou a ser a base de protesto e como modo de incentivo nos momentos mais cruciais do movimento, pois o “Giorno Della Liberazione” representa uma justa homenagem a todos aqueles civis italianos, de todas as camadas sociais, os quais relembram com orgulho a brava e heróica atuação da população e dos partigiani,em tão memorável movimento civico-militar de heroísmo, gravado profundamente na Itália.

Na oportunidade, cumprimentamos os italianos e descendentes pela passagem de tão relevante data que homenageia o marcante e bem famoso evento, valendo a história como símbolo nacional de todos os tempos.

Atenciosamente.
Luiz José Moreira Salata

Presidente”

You may also read!

Recuperação de Crédito Tributário é estratégia inteligente para impulsionar o fluxo de caixa das empresas

Presidente do Grupo Assertif, entre os 5 maiores do Brasil no segmento de mineração de dados, explica como empresas

Read More...

UNG concede título de Doutor Honoris Causa à pesquisadora Ester Sabino

A homenagem para a cientista reúne, acima de tudo, colegas da profissão, estudantes e autoridades Nesta sexta-feira (14.6), a Universidade

Read More...

Santo André começa a vacinar jovens de 10 a 14 anos contra a dengue na quinta-feira

Imunizante estará disponível por livre demanda nas 34 unidades básicas de saúde; serão duas doses com intervalo de três

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu