“Para quem busca empreender, São Caetano é o local certo.”
A constatação é, em primeiro lugar, de Rafael Dias, proprietário da RCL Implantes, empresa de distribuição de produtos médico-hospitalares no Bairro Santa Paula.
Comentários semelhantes têm sido cada vez mais frequentes, fruto do apoio da Prefeitura ao empreendedor, que vão de orientações à ajuda na obtenção de licenças junto a órgãos estaduais e federais.
A Prefeitura é, acima de tudo, parceira do empreendedor. Desburocratiza o processo. E assim, lado a lado, muitas vezes garante a abertura de empresas em 24 horas.
No caso da RCL, fez de São Caetano o porto seguro para o projeto de expansão da empresa, consolidado, além disso, neste ano.
Com o crescimento registrado nos últimos anos, a RCL viu a antiga sede (de 200m², no Espaço Cerâmica) ficar pequena. Começou então a busca por um novo endereço. Neste momento, naturalmente outras cidades podem surgir como alternativas, certo? Errado.
“Nesse mercado altamente competitivo, as etapas do processo regulatório não podem ser a barreira do seu negócio. Escolhemos continuar em São Caetano por termos aqui a melhor condição para atender às questões regulatórias o mais breve possível. Toda vez que a gente precisou, a Prefeitura foi muito solícita aos nossos questionamentos, tornando esta migração muito ágil. Assim, mantivemos o foco no sucesso do nosso negócio”, afirma Rafael Dias.
Hoje, a RCL ocupa área sete vezes maior, de 1.500m², na Rua Rafael Corrêa Sampaio. O número de funcionários saltou de 10 para 130. E a empresa atende à demanda de todo o Grande ABC e da Capital.
POR QUE INVESTIR EM SÃO CAETANO?
As melhores cidades para fazer negócios são aquelas que investem constantemente em políticas públicas inovadoras e sabem explorar suas vantagens.
E é isso o que São Caetano faz, acima de tudo.
Melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, desburocratização para a abertura de empresas, estreitamento com as universidades locais, localização privilegiada e a expansão da rede hoteleira são alguns dos fatores que contribuem para o ambiente favorável à instalação e manutenção de empresas. Destaque também para a excelência na prestação de serviços públicos e para a vitalidade econômica do município.
A Prefeitura incentiva a diversificação da atividade econômica. Serviços, indústria, comércio e construção civil têm papéis fundamentais na conjuntura econômica da cidade. Juntos, representam 95% dos mais de 114 mil empregos do município, o que faz São Caetano ter mais postos formais de trabalho do que população economicamente ativa. E o Portal do Emprego (portaldoemprego.saocaetanodosul.sp.gov.br) conecta os candidatos às vagas de trabalho às empresas.
As políticas públicas eficientes formam uma cadeia próspera, capaz de assegurar, portanto, este cenário favorável à atração e manutenção de empresas por muitos anos.
E a Prefeitura segue, da mesma forma, aprimorando cada vez mais sua atuação.
“A meta é elaborar políticas mais eficientes no que diz respeito à geração de emprego e renda. Para isso, desburocratizar o processo de abertura de empresas é ferramenta que possibilita abrir novas vagas no mercado de trabalho. Perseguiremos esse objetivo de forma integral”, ressalta, em conclusão, o prefeito Tite Campanella.