Refugiados empreendedores se beneficiam de programa de crédito para fortalecer negócios na pandemia

In Economia On
- Updated

Organizar feiras, eventos e mentorias para apoiar a divulgação do trabalho de outros colegas empreendedores são algumas das atribuições de Nohemi, que há três anos vive em Manaus. Ela, que foi forçada a sair da Venezuela em decorrência da situação de grave e generalizada violação de direitos humanos no seu país, conseguiu resgatar sua paixão pela gastronomia e descobrir uma nova vocação no Brasil, o empreendedorismo.

Sua relação com o ramo de comidas e bebidas é antiga – ainda na Venezuela, cursou gastronomia. Hoje, Nohemi gerencia a Brasven Coktails tem atuado diretamente com culinária, coquetelaria, atendimento e técnicas de boas práticas de higiene e segurança. Além disso, é ativista pela causa dos refugiados em Manaus: ela mesma criou a organização Irmãos Solidários Sem Fronteiras, onde oferece mentorias nos ramos do empreendedorismo e da gastronomia, além de contribuir com doações de cestas básicas – sempre apoiando pessoas refugiadas e migrantes.

Assim como outras pessoas refugiadas empreendedoras, Nohemi foi contemplada pelo CrediTodos, uma linha de microcrédito para pessoas empreendedoras refugiadas e migrantes que surgiu da união entre a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Crédito Pérola e o Grupo Iosan. O objetivo é incluir pessoas refugiadas e migrantes que atuam como micro e pequenos empreendedores na economia brasileira.

Atualmente, o projeto oferece empréstimos com condições especiais para investimento em atividade produtiva. Tendo o primeiro empréstimo sido feito em janeiro deste ano, a iniciativa já apoiou 78 negócios com mais de R$ 193 mil em empréstimos. Dentre as pessoas que já preencheram o formulário da instituição financeira para obter o benefício, 98% nasceram na Venezuela e, atualmente, trabalham no Brasil no segmento de produção e comércio de alimentos.

Para Nohemi, o crédito oferecido pela instituição Pérola tem sido um dos fatores principais para que a Brasven Coktails consiga alcançar outros níveis de aprimoramento. “Agora estou prestes a inaugurar meu próprio espaço”, conta ela.

A primeira vez que ela contou com o CrediTodos foi há menos de um ano. Com os resultados positivos no crescimento da empresa, ela conseguiu seu segundo empréstimo, já no dobro do valor anterior. Desde então, Nohemi confirma o crescente rendimento da Brasven Coktails.

Durante o período mais crítico da pandemia da COVID-19, estabelecimentos voltados para festas e gastronomia ficaram um longo período de portas fechadas. Agora, com a gradual melhora do cenário pandêmico e retomada dos negócios, ela segue em busca de seu sonho de realizar seus próprios eventos de comidas e coquetéis.

Enquanto isso, no interior paulista, mais precisamente na cidade de São Carlos, o casal Leoandry e Yeniseth gerenciam conjuntamente sua empresa, a ‘Personalizados Articor’, que atua no ramo de papelaria, colagem, confecção de balões, taças, canecas, copos e artigos para festas – tudo montado com exclusividade para cada cliente.

Por meio da linha CrediTodos, Leoandry e Yeniseth conseguiram renovar parte dos produtos da empresa e comprar novos materiais – impressoras, papeis e utensílios para eventos. Ainda que o primeiro empréstimo tenha sido num valor pequeno, ele conta que foi de grande ajuda para alavancar o empreendimento, especialmente durante o período mais crítico da pandemia.

Clique aqui para ler o texto completo no site do ACNUR

You may also read!

PREVISÃO DO TEMPO: céu coberto por nuvens em São Paulo neste domingo (19)

A temperatura pode variar entre 16ºC e 34ºC A previsão do tempo para este domingo (19) indica céu coberto por

Read More...

Marcelo Copello apresenta o Diplôme de Wine & Spirits do Le Cordon Bleu Brasil

Joaquim Alessi Um dos jornalistas que mais entendem de vinhos no Brasil, meu amigo Marcelo Copello traz, em primeiro lugar,

Read More...

Fundo Social de Diadema atualiza itens para doação ao Rio Grande do Sul

Por meio da Campanha Sua Vida Importa para Mim, cidade já enviou, acima de tudo, mais de 25 toneladas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu