Agenda cultural de novembro exalta cultura negra

In ABCD, Cultura On
Chico Cesar. Por Ana Lefaux/Divulgação

Eventos da 22ª Kizomba – a Festa da Raça serão realizados em toda a cidade, entre 10 de novembro e 3 de dezembro

A agenda cultural de Diadema de novembro exalta, em primeiro lugar, a cultura negra.

Entre as atividades, estão os eventos da 22ª Kizomba – a Festa da Raça, que acontece entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro. Destaque para bate-papo com o ator Ailton Graça, show do cantor Chico César e visita da rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, do reino de Ifé, na Nigéria.

Música, teatro, palestras, troca de livros, mostra das oficinas culturais e muito mais garantem diversão, lazer e cultura para toda a família.

Confira a programação e escolha seus programas favoritos! As datas e horários das atividades também estão disponíveis em https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.

Desde 1º de novembro

Museu de Arte Popular

19h30 – Kizomba – Além das Máscaras – Livre

Coletivo X (Jerona Ruyce, Fernando Fafero, Fava Seugirdor)

O Coletivo X traz a exposição “Além das Máscaras” na busca do auto (re)conhecimento da afro-ancestralidade. O físico, emocional, social, espiritual como um conjunto de crenças que traz vitalidade e significado aos eventos da vida. Visitação até 28 de novembro.

4 de novembro

Teatro Clara Nunes

16h – Para Crianças de 0 a 200 anos: Maria e os Insetos – Livre

Companhia Delas

Baseada na trajetória da ilustradora e entomóloga alemã Maria Sibylla Merian, a peça conta sua história de determinação e coragem em sua relação com os insetos e as descobertas revolucionárias que fez sobre esses seres maravilhosos.

8 de novembro

Biblioteca Olíria de Campos Barros

10h e 14h – Festival Troca Livros – Livre

Esta é a última edição do ano do Troca Livros. Aproveite, traga seus livros e troque por outros. Também teremos um cineminha literário baseado no livro “O telefone de latas”.

Teatro Clara Nunes

20h – Lira Musical de Diadema – Livre

A Lira Musical de Diadema, orquestra de música popular brasileira, encerra o ciclo de apresentações mensais no Teatro Clara Nunes em 2023 com mais um concerto vibrante, mesclando referências históricas com produções contemporâneas do repertório nacional.

9 de novembro

Centro Cultural Nogueira

9h30 e 14h – Kizomba – O Pequeno Príncipe Preto – 6 Anos

Grupo Ominira – Contação de História

O Pequeno Príncipe Preto é uma adaptação em formato de conto do romance clássico de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe”, com uma narrativa que trata da importância de valorizarmos quem somos (e de onde viemos) e mantermos laços de carinho e afeto.

Centro de Memória de Diadema

14h – Kizomba – Cartografia Adè Ona – Livre

Realizado pelo coletivo Diadenega e contemplado pela Lei Aldir Blanc, o Projeto Cartografia Adè (coroa em Iorubá) Ona (caminho em Iorubá) propõe pesquisar os territórios da cidade de Diadema que abrigam de forma material e imaterial expressões culturais e artísticas afrodescendentes.

10 de novembro

Teatro Clara Nunes

19h – Kizomba – Abertura da 22ª Kizomba com Ailton Graça – Livre

O ator Ailton Graça, conhecido por personagens icônicos da TV brasileira, como a crossdresser Xana Summer de “Império”, interpreta o trapalhão Mussum no aguardado longa “Mussum, o filmis”, em cartaz a partir de 5 de novembro. O papel acaba de render a ele o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado. Crescido no Jardim Miriam, Ailton chegou a trabalhar como feirante e camelô na Praça da Moça antes de estrear nos palcos, nos anos 1980. No Teatro Clara Nunes, Ailton vai conversar com a plateia sobre sua trajetória, o novo filme e a presença do racismo no humor e na TV. O bate-papo será precedido pela cerimônia oficial de abertura da Kizomba e por uma apresentação da Comunidade Negra do Campanário (antigo Mulheres do Campanário), que recebe os grupos Samba de Caboclo, Cia. de Dança da Melhor Idade e Teatro 60+ com o tema “tambor, corpo, voz e ancestralidade” e coordenação artística de Jurandir de Sousa.

Espaço Cândido Portinari

19h30 – Kizomba – Ancestralidade, Respeito e Resistência – Livre

Aran Viera, Igor Anthony, Geni Santos, Márcia Damasceno, R.J. Amorim, William Teodoro e Projeto 60+

Celebrando a 22° edição da Kizomba Festa da Raça, o MAP organizou uma exposição coletiva com artistas locais. São pinturas, esculturas, objetos e cerâmicas que expressam elementos da cultura afro, valorizando a ancestralidade também como forma de respeito e resistência. Visitação até 2 de dezembro.

Centro Cultural Serraria

18h – Sextou no Serraria! – Livre

Muita diversão e alegria em frente ao Centro Cultural Serraria, com música ao vivo para dançar e se divertir com toda a família com o Forró DR Show. Esse “sextou” promete ser o mais animado ponto de encontro do Serraria e região.

11 de novembro

Praça da Moça

Das 10h às 18h – Kizomba – Beto Criolo e DJ Boby na 1ª AFROFEIRA – Livre

Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a AFROFEIRA estreia em Diadema com show do rapper Beto Criolo às 16h. O artista participa do movimento Hip Hop desde 1999 e já integrou grupos como Filosofia do Morro e Ornamentais. Lançou o EP “Estrategia” em 2021. Como produtor, liderou o projeto Hip Hop Cidadania. Mais cedo, entre 12h e 16h, quem comanda as pick ups na Praça da Moça é o DJ Boby, educador social e DJ, que promete trazer para o palco uma combinação de rap, R&B e brasilidades.

Centro Cultural Nogueira

10h – Kizomba – Mesmo com as Diferenças Somos Iguais – Livre

Nesta exposição de caricaturas de personalidades negras, o caricaturista Humberto Pessoa, aos 26 anos de carreira, apresenta desenhos feitos com a intenção de homenagear ícones negros que de alguma forma foram importantes para a nossa história. Visitação até 10 de dezembro.

Centro de Memória de Diadema

16h – Recital: Homenagem ao Choro – Livre

O recital busca trazer reconhecimento aos artistas que muito fizeram por esse gênero na cidade. Uma maneira de substanciar a importância e agradecer o trabalho dos músicos, muitas vezes esquecidos.

12 de novembro

Casa do Hip Hop

12h às 19h – Kizomba – 50 anos de Hip Hop com Nelson Triunfo – Livre

Uma viagem no tempo pilotada pelo lendário dançarino Nelson Triunfo trará à Kizomba a história, os ritmos, a arte e o contexto que marcaram meio século de hip hop no mundo e sua forte presença em Diadema desde os anos 1980. Triunfo, um dos pioneiros do movimento no Brasil, será o narrador e também o artista homenageado no evento, que vai incluir batalhas de MCs e de breaking e apresentações de rappers e DJs ao longo de toda a tarde.

Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado

16h – Roda de Samba da Prudente – Livre

O projeto traz a grandeza da cultura das Rodas de Samba, resgatando o encontro de músicos e compositores da região. Com o Grupo Pinga Samba e o DJ Mabel.

13 de novembro

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras

9h – Kizomba – Festival Troca Livros – Livre

Ótima oportunidade de renovar seu acervo literário e ouvir boas histórias. Também teremos um cineminha literário baseado na obra Obax, de André Neves, e muitas brincadeiras africanas.

19h – Kizomba – Baile-show: Especial Samba Rock – Livre

Esta edição do Baile Samba Rock terá, além de muita música nas pick-ups do DJ Branco, apresentação de capoeira do Mestre Zoinho, com maculelê, e alunos da oficina de Trança Afro, com a supervisão da arte-educadora Gabe Imane, trançando os cabelos do público interessado.

15 de novembro

Teatro Clara Nunes

19h – Las Poderosas e as Diferenças Sociais – Livre

Num reino distante, mulheres tentam se livrar do machismo e de tudo que reduz a igualdade. O espetáculo conta com atrizes egressas da Casa Beth Lobo e de suas ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

17 de novembro

Praça do Skate (Praça Lauro Michels)

18h – Feira Agroecológica e Solidária

O músico Vilson Moreno despontou em 1986 nos espaços culturais de São Bernardo do Campo e Diadema, tocando seu violão e mostrando canções mineiras. Em 1989, gravou um vinil com canções autorais que foi lançado em março de 1990. Vilson leciona música e criou várias bandas infanto-juvenis. Entre elas estão: Clave de Lata, Sucantando, Som da Sucata e Banda dos Curumins.

Centro Cultural Heleny Guariba

19h30 – Kizomba – Misturando Raízes – Livre

O sarau Misturando Raízes tem suas atividades de cunho sociocultural e arte-educativo direcionadas a todas as idades, fortalecendo nossa história, preservando e valorizando nossas origens.

Centro Cultural Serraria

18h – Sextou no Serraria! – Livre

Muita diversão e alegria em frente ao Centro Cultural Serraria, com música ao vivo para dançar e se divertir com toda a família com o artista Jaílton Lima. Esse “sextou” promete ser o mais animado ponto de encontro do Serraria e região.

18 de novembro

Centro Cultural Heleny Guariba

Das 9h às 17h – Kizomba Kids – Livre

Pela manhã, a partir das 9 horas, a diversão começa com brinquedos infláveis e uma porção de atividades culturais e lúdicas. Às 14 horas, entram em cena as atividades de música, dança e cooperação para crianças de todas as idades e a mostra de encerramento das oficinas. Mediação de Margarete Barrucci. Às 15h, tem início o espetáculo “Do Asfalto para o Palco”, focado no circo moderno e com a temática da ancestralidade de cada um. Por fim, às 15h30, o som fica por conta do grupo exclusivamente feminino de percussão Batuque Abayomi, coordenado e regido pelo músico Toninho Miranda.

Centro Cultural Taboão

15h – Mostra de encerramento das oficinas – Livre

Musicalização, saxofone e clarinete com alunos do Prof. Barbosa, piano e coral (Profa. Mônica) e violão (Prof. Douglas Pontes), com a participação do Coral Feminino e do Coral Encanto da Casa da Música (Regente Débora Pinhata).

18h30 – Kizomba – Banda Roots Rockers – Livre

Formada há dois anos por quatro músicos da região do Taboão, a banda Roots Rockers tem na bagagem muita influência do reggae tradicional e do cancioneiro de matriz brasileira. O repertório inclui músicas autorais gravadas recentemente em EP.

Teatro Clara Nunes

19h – Kizomba – Cinema & Café com Audiovisual em Diversos Formatos – Livre

Fenestra (Curta-Metragem)

Thiago Fernandes | 23’56 | Ficção | 2023

Fenestra é o raio de luz por onde passa a vida. Nessa janela, algumas pessoas acabam ficando nas sombras, vendo a vida passar momentaneamente. A pandemia de Covid-19 e o racismo contribuíram para que muitas pessoas negras adquirissem alguns medos do mundo exterior mesmo pós pandemia.

19 de novembro

Centro Cultural Taboão

9h – Kizomba – Encontro com Massapê Capoeira – Livre

Capoeiristas de diversos espaços trazem uma oficina de maculelê e uma roda de encerramento das atividades de 2023. Sob a orientação do monitor MI e a supervisão do Mestre Preá.

20 de novembro

Praça da Moça

Kizomba – Especial Dia da Consciência Negra

16h – Coletivo Minas de Resistência

O grupo com formação 100% feminina apresenta o show “Segura o Coco, Cirandeiras!”, samba de coco que celebra mulheres em repertório autoral e clássicos. Encerramento com vibrantes cirandas populares.

17h – Tambor de Crioula

A apresentação interativa do Tambor de Crioula da Dona Teca envolve o público de forma lúdica, com dança, cantos e ritmos dessa tradição maranhense. Com a Mestra Sandra de Xadantã, preservamos essa rica expressão cultural.

18h – Segundo de Paz

Formada por quatro jovens durante a pandemia, a banda Segundo de Paz combina reggae com influências de jazz, MPB e temas cotidianos em suas composições.

19h – Lira Musical de Diadema convida Chico César

Fechando a programação do Dia da Consciência Negra, Lira fará um concerto especial em dois atos. No primeiro momento, a orquestra homenageia célebres compositores negros, entre os quais Pixinguinha, Moacir Santos, Miles Davis e Bob Marley. No segundo ato, comemorando um ano de revitalização da Lira após um longo período de inatividade, a orquestra reafirma sua nova vocação de dialogar com compositores brasileiros contemporâneos convidando para esta festa o compositor e intérprete Chico César, que fará com a Lira um espetáculo único, com arranjos inéditos e regência do maestro Marcelo Curumim. No repertório, sucessos do artista como “Filá” e Mama África”.

22 de novembro

CEU das Artes

9h – Novembro Azul no CEU das Artes – 16 Anos

Palestra com propósito de conscientizar os homens a respeito da prevenção no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira

13h – Kizomba – Clubinho de Leitura com “O Pequeno Príncipe Preto” – Livre

De Rodrigo França; mediação da bibliotecária Angelina Souza

Com o objetivo de estimular a prática da leitura e outras formas de ver o mundo, o Clubinho de Leitura estreia seus trabalhos convidando crianças alfabetizadas ou não para conhecer essa linda produção literária, baseada na obra francesa de grande sucesso mundial “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry.

Teatro Clara Nunes

18h30 – Kizomba – Visita da Rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, do reino de Ifé

Com destacada presença no mundo da moda e idealizadora do Africa Fashion Week, semana de moda criada em 2011 e que já teve edições em cidades como Londres, Abuja (Nigéria) e São Paulo, a Rainha Ronke Ademiluyi passa o dia em Diadema e vem à tarde ao Teatro Clara Nunes para receber o título de cidadã diademense. A cerimônia será precedida por uma apresentação de peças de confecção afro desenvolvidas por produtores independentes, ao longo da tarde, também no teatro, e, a partir das 18h, contará com uma programação cultural que inclui roda de capoeira, atividade religiosa de grupos de matriz africana e a entrega das medalhas das Yabás à 15 mães de santo da cidade.

Centro de Memória de Diadema

18h – Ensaio Aberto com Violeiros de Diadema – Livre

Com repertório que busca manter viva a música sertaneja e a bela obra do povo interiorano, o grupo Violeiros de Diadema convida para o ensaio aberto; um encontro aconchegante e uma viagem pelos vários estilos da música de raiz.

23 de novembro

CEU das Artes

10h30 – Festival de Troca de Livros – Livre

Esta é a última edição do ano do Festival de Troca de Livros. Aproveite, traga seus livros e troque por outros. Também teremos um cineminha literário baseado no livro “O Telefone de Latas”.

Centro Cultural Heleny Guariba

14h – Kizomba Kids com Roda de Leitura – 10 Anos

Fábula da África Meridional que revela o comportamento de uma lebre e de uma hiena diante da generosidade da árvore da vida. Mediação: Margarete Barrucci e André Santos.

Biblioteca Olíria de Campos Barros

19h – Kizomba – Sarau da Raça – 12 Anos

Em celebração do mês da Consciência Negra, a Biblioteca Olíria de Campos Barros recebe o músico Edimundo Santos com composições do seu disco “Todo Silencioso”. Microfone aberto para todas as expressões artísticas.

24 de novembro

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras

19h – Mostra de encerramento das oficinas: Dança – Livre

Encerrando nossos trabalhos de dança, as turmas das oficinas de Dança Cigana, Dança do Ventre, Dança de Salão, Samba-Rock e convidados, apresentarão um pouco dos processos realizados nas aulas.

Centro de Memória de Diadema

19h – Kizomba – Sarau do Memória – Livre

Em mais uma edição do tradicional “Sarau do Memória” convidamos para apreciar manifestações artísticas diversas: prosa e poesia, música e dança, audiovisual e a presença de autores da cidade. Neste mês, com a temática da Kizomba Festa da Raça.

25 de novembro

Centro Cultural Nogueira

10h – Festival de Troca de Livros de Diadema – Livre

A Rede de bibliotecas promove mais uma feira de troca de livros com novidades literárias para todos os gostos e idades. Para participar, basta comparecer ao evento com livros em bom estado de conservação e fazer a troca. Doação de jogos e brinquedos também são bem-vindos.

14h – Kizomba – Roda de Samba – Livre

Encerramento das oficinas culturais de 2023 a partir das 10h, finalizando com a Roda de Samba Resenha dos Sujos.

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras

14h – Mostra de encerramento das oficinas: Violão, Artesanato, Artes Plásticas, Coral e Teatro (Auto de Natal) – Livre

Após a apresentação de temas inspirados nas tradições natalinas, crianças, jovens e adultos das oficinas de teatro encenam o Auto de Natal do Campanário.

Centro Cultural Diadema

13h – Feira Feira: Variedades Culturais & Artísticas & Artesanais & Gastronômicas – Livre

Expositores da cidade e região com arte e artesanato, moda e acessórios, artigos usados e desapegos, serviços e gastronomia, mais apresentações e intervenções artísticas, atividades socioculturais e afins.

14h – Viva Nordeste 10ª edição – Livre

O Coletivo Cabrocha promove a 10ª edição do Viva Nordeste, com shows musicais, encontros, oficinas, gastronomia e outras manifestações exaltando a cultura nordestina.

Biblioteca Olíria de Campos Barros

10h – Kizomba – Clube Leia Mulheres – 14 Anos

O Clube Leia Mulheres deste mês traz o livro “Memórias de Plantação: episódios de racismo”, de Grada Kilomba. Esta obra aborda questões subjetivas e políticas que envolvem racismo, sexualidade e outras práticas.

Centro Cultural Serraria

18h – Kizomba – Teatro em Foco: Laboratório de Cenas Curtas – Livre

A Câmara Setorial de Artes Cênicas convida grupos da cidade para uma troca de experiências e apresentações de cenas curtas e/ou processos em criação visando fomentar o debate e fortalecer a cena local. As oficinas de teatro dos centros culturais apresentarão, também, seus trabalhos em processo.

26 de novembro

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras

13h – Mostra de encerramento das oficinas: Violão e Cavaquinho – Livre

Grupo Antigas Escrituras

As turmas de violão e cavaquinho convidam para apresentação dos repertórios musicais trabalhados durante o ano. Em seguida, grupo Antigas Escrituras toca o melhor do samba raiz, relembrando os grandes nomes e clássicos da MPB.

28 de novembro

Nas redes sociais da Secretaria de Cultura

15h – Kizomba – Consciência Negra – Livre

O programa Sabor da Cultura consiste em um encontro mensal, sempre na última terça-feira do mês, em que se apresentam convidados especiais e um prato típico. O tema desse episódio será ‘’Gratidão’’ e o prato apresentado será Acarajé.

29 de novembro

Centro Cultural Taboão

16h – Kizomba – Exposição – Livre

Encerramento das Oficinas de Artes Visuais com exposição dos trabalhos realizados pelos oficinandos(as), sob a orientação da Profa. Andreia Alcantara.

30 de novembro

Praça da Moça

17h – Feira Feira na Praça – Livre

Projeto do Centro Cultural Diadema chegando à Feira Noturna da Praça da Moça, com expositores da cidade e região em arte e artesanato, moda e acessórios, artigos usados e desapegos, mais apresentações e intervenções artísticas.

19h – Cultura na Feira – Livre

O artista Martinho Jorge, afilhado de Martinho da Vila, apresenta um repertório de sambas tradicionais e autorais, sempre com músicos de alto nível musical e ampla experiência no gênero, como Dino Daia, Sergio Bello, Ubaldo Versolato e Marrom Nassor, entre outros.

03 de dezembro

Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado

14h – Dia Nacional do Samba – Livre

Em parceria com a União das Escolas de Samba de Diadema, o Centro Cultural Eldorado promove encontro de pavilhões das escolas de samba em comemoração ao Dia Nacional do Samba com as seguintes atrações: Grupo Batuque Saiu da Cozinha, Afosé Asé Odora, Grupo SNV – Só Nego Véio, GREC Eldorado Estação do Samba, Bloco Unidos do Morro, Grupo Samba de Caboclo e GRES Mocidade do Inamar.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu