São Bernardo intensifica ações de prevenção da saúde do homem no Novembro Azul

In ABCD, Saúde On
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Campanha reforça a necessidade de exames preventivos contra o câncer de próstata e demais doenças masculinas com ampliação de oferta no atendimento ao público nas 34 UBSs

Mês que concentra as ações de prevenção da saúde do homem, o Novembro Azul ampliará a oferta de atendimento ao público asculino nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo.

Especialmente, em primeiro lugar, com exames e consultas para detecção precoce de câncer de próstata.

Além dissso, haverá busca ativa de pacientes, e palestras com orientações sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino.

Elas incluem, por exemplo, diabetes, hipertensão, e obesidade, entre outras.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, esta é uma campanha com engajamento mundial de grande importância para realização de exames de rotina.

“O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele. A idade é o principal fator de risco para a doença. Mesmo assim, em qualquer faixa etária é importante estar alerta aos sintomas e procurar uma unidade de saúde a qualquer percepção de anormalidade no corpo”, reforçou.

Avaliação bucal

A saúde oral dos homens também receberá atenção especial, com avaliação bucal realizada pelas equipes odontológicas e demais procedimento de profilaxia de doenças, como a limpeza dentária, orientações sobre escovação e hábitos saudáveis, além de campanha antitabaco.

Novembro Azul

Diferencial da campanha neste ano, o Novembrinho Azul será agregado ao calendário, com o objetivo promover ações direcionadas à proteção e à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade, entre elas vacinação de rotina com busca ativa das carteiras com doses em atraso, avaliação bucal, entre outras.

Dia D

Em 25 de novembro, as 34 UBSs estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da campanha de Novembro e Novembrinho Azul.

Reforçando as ações de prevenção de saúde do público masculino e a atualização da carteira de vacinação para todos os públicos.

Iluminação especial

Para celebrar o mês da conscientização contra o câncer de próstata, o Paço Municipal recebeu, também a partir desta quarta-feira (1º.11), iluminação especial em azul.

A decoração ficará exposta durante todo o mês de novembro, como forma de alertar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos.

You may also read!

Recital de Violino abre temporada de apresentações de encerramento do semestre da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP)

Promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e da Escola Municipal de Artes (EMARP),

Read More...

BRK realiza programa de modernização de hidrômetros em Mauá

Concessionária prevê a substituição de cerca de 15 mil medidores; Clientes serão comunicados com um folheto explicativo entregue por

Read More...

Ana Carolina Serra articula implantação da primeira Fatec de Rio Grande da Serra em reunião no Centro Paula Souza

Ao lado do prefeito Akira Auriani, deputada estadual defendeu integração regional do ABCD e otimização de infraestrutura para viabilizar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu