Ação do Consórcio ABCD na Covid-19 é case em curso do TCE-SP sobre compras governamentais

In ABCD On
- Updated

A atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi citada como case nesta quinta-feira (4/6), durante curso on-line realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante sua fala, a gestora de Projetos no Sebrae, Camila Patrício, ressaltou a compra conjunta realizada pelo órgão que representa a união das sete cidades durante a pandemia.

“O Consórcio ABC tem sido um grande case no enfrentamento à Covid, utilizando isso para resolver questões do fornecimento de máscaras e outros equipamentos”, afirmou Camila. 

Em maio, a entidade regional realizou a compra de aproximadamente 14 milhões equipamentos de proteção individual (EPIs) para os sete municípios da região. A aquisição incluiu luvas, máscaras descartáveis três camadas e máscara N95, aventais descartáveis, óculos de proteção e álcool em gel. O valor, estimado em R$ 11,5 milhão, foi dividido proporcionalmente conforme itens e quantidades solicitadas por cada município e repassado pelas prefeituras ao Consórcio ABC. 

Para o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu, a compra de EPIs representa um marco para o órgão regional, pois foi a primeira compra coletiva de bens e insumos para os municípios consorciados ao longo dos 30 anos da entidade.

“As compras compartilhadas pelos consórcios públicos têm como um dos principais objetivos a economia de escala que pode ser alcançada, além da desburocratização por ser uma compra única em benefício de vários municípios. O Consórcio ABC serve como amparo técnico para os seus consorciados, responsabilizando-se por toda a parte burocrática e jurídica dos contratos firmados”, afirmou Cadu.

A capacitação do TCE-SP e do Sebrae abordou aspectos da Lei de Consórcios Públicos (11.107/2005), termos para cooperação e desenvolvimento local e regional, processos de compras conjuntas, limites de compras públicas e a importância do planejamento orçamentário.

Participaram do evento o conselheiro Dimas Ramalho, do TCE-SP, e do superintendente do Sebrae, Wilson Poit. As palestras técnicas contaram também com uma apresentação do agente de Fiscalização do TCE-SP, Alexandre Mateus.

You may also read!

Fhoresp vai acionar Enel na Justiça por prejuízo a bares e restaurantes com apagão

Entidade que abarca 24 sindicatos patronais no Estado ingressará com ações individuais para que associados tenham os prejuízos ressarcidos

Read More...

Pesquisa da USP indica que envelhecimento neurológico é maior na América Latina

Método usa dados de ressonância magnética funcional e eletroencefalografia para calcular, em suma, diferença entre idade cerebral e cronológica,

Read More...

São Paulo já tem radar capaz de detectar eventos meteorológicos extremos a 100 km de distância

Equipamento instalado em Campinas foi adquirido pelo Governo de SP e a Unicamp por R$ 4,4 milhões; monitoramento deve

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu