ABVE: Programa Mover fará eletromobilidade avançar no Brasil

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
Presidente da ABVE, Ricardo Bastos

Medidas divulgadas pelo governo aumentarão, em primeiro lugar, investimentos em inovação, garante presidente da entidade, Ricardo Bast0s

Dois importantes documentos assinados pelo presidente da República e divulgados neste sábado (30.12) pelo Governo Federal permitirão ao Brasil avançar na eletromobilidade e atingir as metas de descarbonização da economia – avalia o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

“Encerramos 2023 com duas ótimas medidas do governo brasileiro para atração de investimentos na indústria automotiva e na descarbonização”, diz, em resumo, disse Ricardo Bastos.

Um dos documentos é a Medida Provisória 1205, que institui o Mover – Programa Mobilidade Verde e Inovação, a aguardada nova política automotiva que substituirá o Rota 2030.

Outra iniciativa é o texto de um Projeto de Lei que cria um programa de “depreciação acelerada” do parque industrial brasileiro.

Ele visa a incentivar a sua renovação tecnológica.

“A Medida Provisória do Mover, tão aguardado pelas empresas que estão investindo na mobilidade elétrica, e o PL da Depreciação Acelerada vão colocar o Brasil na rota das novas tecnologias” – comemorou o presidente da ABVE.

“O ano de 2024 será também de muito trabalho pela eletromobilidade, e agora com apoio dessas importantes políticas públicas”.

As duas medidas foram assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e serão apreciadas pelo Congresso Nacional.

Inovações

O Mover não é apenas a nova versão de um programa de incentivo ao setor automotivo, na linha do Rota 2030.

Trata-se de um abrangente conjunto de medidas para promover a descarbonização de todo o setor de transportes e logística no Brasil.

Nesse ponto, inclui ônibus, caminhões, componentes e até veículos levíssimos, como bicicletas e motos.

Entre outras ações, a MP cria o IPI Verde e apresenta um conjunto de incentivos fiscais para veículos mais sustentáveis de empresas que investirem na descarbonização.

Esses incentivos serão de R$ 3,5 bilhões já em 2024 e alcançarão R$ 19 bilhões até 2028.

Serão concedidos, além disso, por um sistema de “bônus e malus”.

Os mesmos levarão em conta critérios como fonte de energia para propulsão, consumo energético, potência do motor e reciclabilidade.

Do poço à roda

Prevê ainda, por exemplo, um inovador sistema de medição de emissões de carbono “do poço à roda”.

O mesmo levará em conta, da mesma forma, todas as etapas da produção do combustível utilizado no veículo.

Desde a colheita, no caso do etanol, até a composição das baterias, no caso dos veículos elétricos.

Já o PL “autoriza a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos destinados ao ativo imobilizado e empregados em determinadas atividades econômicas”.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o objetivo é estimular setores econômicos a investir em máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos, visando aumento de produtividade e renovação tecnológica.

Em comentários divulgados pelo MDIC, onde os dois documentos foram idealizados, o ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, fala do Mover.

Diz, em suma, que ele “segue as diretrizes estabelecidas pelo presidente Lula, de compromisso com o desenvolvimento sustentável”.

Sobre o PL da Depreciação Acelerada, Alckmin acrescenta que a proposta visa a apoiar, além disso, a meta do governo de “neoindustrialização” do país.

“Neoindustrialização tem tudo a ver com aumento de produtividade e competitividade, e esse é um passo muito importante nessa direção”, diz, em suma.

“A depreciação acelerada promove uma síntese das principais dimensões de nosso projeto industrial, com investimentos em máquinas mais produtivas e com maior eficiência energética”, destaca, em conclusão.

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