Obras do complexo, que está sendo erguido ao lado dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, Jardim do Mar, estão com 11% de execução; previsão de conclusão é novembro de 2027
As obras para a instalação do primeiro Sesc de São Bernardo seguem, acima de tudo, em ritmo acelerado.
O complexo cultural e de lazer está sendo erguido, em primeiro lugar, ao lado dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo.
Fica na Avenida Lucas Nogueira Garcez, Jardim do Mar, com previsão de início das atividades em novembro de 2027.
Em vistoria nesta quarta-feira (18.12), o prefeito Orlando Morando constatou a evolução do trabalho dos 130 colaboradores.
Todos empenhados no processo de construção da unidade, atualmente com 11% de execução.
Presente
“A chegada do Sesc é um verdadeiro presente para a cidade. Um agradecimento especial ao Abram Szajman, com quem nós iniciamos as tratativas para a construção dessa unidade. Deixo o mandato extremamente feliz por mais essa conquista importante, um patrimônio histórico e cultural que está sendo erguido em uma área que estava subutilizada, e que vai passar a ofertar mais oportunidade cultural, de lazer, esportiva e tecnológica para a população”, observa, em resumo, o chefe do Executivo Municipal.
O futuro Sesc São Bernardo recebe investimento de R$ 190 milhões na parte estrutural e está sendo construído em uma área de 28 mil m². São três blocos que irão contar com um parque aquático com quatro piscinas, ginásio, quadras poliesportivas, teatro, área para exposições, biblioteca, cafeteria, restaurantes, salas multiuso e espaço de tecnologia e artes.
A estimativa, além disso, é a de que 4.000 pessoas circulem pelo complexo por dia.
A visita técnica do prefeito foi acompanhada pelos secretários de Obras e Planejamento Estratégico, Mauro Valeri, e de Cultura e Juventude, Greici Picolo Morselli, além de engenheiros da construtora responsável pela obra e representantes do Sesc.
Recuperação de área
A parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Sesc foi formalizada, portanto, em 2019.
Houve aval da Câmara para cessão do terreno onde está sendo construída a unidade, ao lado dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo.
Ou seja, um patrimônio histórico do município que passou por processo de revitalização e resgate, se transformando em referência no setor de entretenimento.
Sobre o SESC
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada.
Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família.
Atualmente, conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais no Estado de São Paulo.
São centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação.