Cidade tem mais de 500 mil kits com seringas, agulhas e luvas para imunizar a população
Santo André está estruturada para iniciar o protocolo de vacinação contra o novo coronavírus.
A administração municipal se antecipou e possui cerca de 500 mil kits para aplicação de vacinas, compostos por seringas, agulhas, luvas e equipamentos de proteção.
Para armazenar os imunizantes, também há, em suma, uma vasta e moderna estrutura de freezer na Central de Imunização.
Centro de Gestão
Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito Paulo Serra visitou o Centro de Gestão de Suprimentos de Saúde e a Central de Imunização, para vistoriar os locais onde estão sendo armazenados os insumos e onde ficarão, em resumo, as vacinas contra a Covid-19.
“Queremos compartilhar com a nossa gente a tranquilidade que temos com o resultado do planejamento feito pela gestão. Agora é aguardar que as vacinas sejam enviadas para o município o mais rápido possível. Nossa capacidade é muito eficiente. Temos insumos para cinco meses de vacinação, para imunizar praticamente a cidade inteira. Recebendo as vacinas por parte dos governos estadual e federal, vamos iniciar a imunização com organização, estrutura e planejamento”, comentou o prefeito.
Cronograma
A vacinação em Santo André vai seguir, em primeiro lugar, o cronograma dos governos federal e estadual.
Na primeira etapa, serão, acima de tudo, priorizados profissionais da saúde, pessoas com 75 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas.
Durante a vistoria, o prefeito Paulo Serra, também presidente do Consórcio Intermunicipal, falou, além disso, sobre a possibilidade de elaborar um plano adicional de imunização para a região, caso necessário.
“Se houver vacinas disponíveis para a compra, o Consórcio Intermunicipal tem firmado protocolo para fazer um processo de aquisição. Claro que tudo depende da quantidade de vacinas que estará disponível no País e de como essas doses serão distribuídas. No entanto, precisamos aguardar. Até o dia 25 teremos novidades”, completou o prefeito Paulo Serra.
Referência
Santo André tem, da mesma forma, se destacado como referência em cuidar de pessoas, unindo agilidade, tecnologia e estratégias inovadoras no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A cidade já tem expertise de campanhas de vacinação e se estruturou para viabilizar a imunização de forma rápida e eficaz, respeitando todos os protocolos sanitários.
“Nesta primeira fase, a previsão é imunizar 120 mil pessoas do público-alvo com duas doses, com expectativa de iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro e concluir no dia 21 de março. A vacina é extremamente segura e eficaz para 100% dos casos graves. Então tem um reflexo importante para todo o sistema de saúde e para a promoção da qualidade de vida das pessoas”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.
Pessoas acamadas
Segundo Chaves, há 17 equipes volantes para imunizar pessoas acamadas, inclusive aos sábados e domingos. “As casas de repouso e de retaguarda também receberão essas equipes volantes. Há mais de 1.200 profissionais de saúde preparados para realizar, portanto, esse amplo programa de vacinação. Toda essa infraestrutura será utilizada à medida que tivermos a disponibilidade de vacina”, completou o secretário de Saúde.
Além dos 500 mil kits, a Secretaria de Saúde de Santo André ainda aguarda a chegada de 731 mil seringas e 730 mil agulhas que fazem parte do Plano Nacional de Imunização e serão incrementadas ao estoque que o município já possui.
Ao todo, cerca de 100 pontos entre unidades de saúde e escolas poderão ser utilizados como locais de vacinação.
Além disso, outros locais poderão ser preparados com estrutura drive-thru para imunizar o maior número possível de pessoas.