Capacitação incentiva a busca de renda e requalifica pessoas para o mercado de trabalho
Mais uma turma de alunos concluiu curso oferecido pelo Projeto Cozinha Criativa da Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema. Desta vez 18 moradores da cidade terminaram a formação “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária”, que qualifica para a área da alimentação, visando colocações no mercado formal de trabalho ou em iniciativas que geram renda.
O curso é oferecido gratuitamente pelo município, via Secretaria de Segurança Alimentar, que em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Fundação Florestan Fernandes realiza a capacitação em 15 encontros.
As aulas acontecem duas vezes por semana e além da parte prática, com preparo de receitas e dicas de como fazer o aproveitamento integral dos alimentos, os alunos recebem informações sobre as boas práticas na higiene e manipulação dos ingredientes. Na parte teórica é ensinado sobre a relevância da alimentação saudável, do consumo consciente sustentável e como fazer leitura de rótulos.
Tem ainda o aprendizado sobre economia solidária, que desperta nos alunos o interesse em produzir, além da assessoria da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares Solidários (IPEPS) que garante participações em feiras e eventos.
Outra questão importante para quem faz o “Culinária Básica” é o ingresso direto para outro curso que o Cozinha Criativa oferece, que é “Aperfeiçoamento em Culinária e Gestão de Empreendimentos”. Esta formação é um aprofundamento da primeira, que leva o interessado a ter mais conhecimentos sobre a questão alimentar, plano de negócios e gestão de empreendimentos, entre outras coisas.
Por Iara Santos Luz