Ministério da Saúde anunciou, acima de tudo, que a cidade receberá 26 profissionais
Mauá será uma das cidades contempladas com o maior número de profissionais com a volta do programa Mais Médicos, do Governo Federal.
A informação está, em primeiro lugar, em edital publicado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (18.04) e que pode ser conferido aqui: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-4-de-14-de-abril-de-2023-477923363.
Neste primeiro momento, o município poderá receber, portanto, 26 profissionais, a maior quantidade do ABCD.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está atenta à possibilidade de pleitear mais vagas, com o objetivo de atender ainda mais usuários do Sistema Único de Saúde.
Os locais para atuação desses médicos está sendo definido, considerando o número de famílias a serem atendidas pela Estratégia Saúde da Família.
“Quando o presidente Lula disse que traria de volta o programa, já recomendei para a nossa Secretaria de Saúde deixar toda a documentação no jeito para que Mauá fosse a primeira a pleitear os profissionais. Conversei diretamente com a ministra Nísia Trindade, e agora recebemos essa boa notícia”, comemorou o prefeito Marcelo Oliveira.
Segundo o Ministério, as vagas estão distribuídas em 2.074 municípios e, nesta etapa, os gestores das prefeituras indicam como vão contemplar cada localidade.
Mauá optou por requisitar todos a que tem direito.
Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil.
O programa Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais.
A expectativa é que as cidades sejam comunicadas, em maio, quantas vagas foram preenchidas.