Iniciativa ocorreu em todo o Estado no sábado, como força-tarefa para, em primeiro lugar, agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) gerenciados pela Fundação do ABC participaram no sábado (06.08) de uma megaoperação organizada em todo o Estado de São Paulo, que objetivou, acima de tudo, a realização de 7,5 mil consultas de avaliação pré-operatória para o Mutirão de Cirurgias do governo estadual.
A ação ocorreu em 22 hospitais e 41 AMEs e contou com mais de 1.000 profissionais de saúde.
Pela FUABC foram cinco unidades envolvidas, com oferta, portanto, de 227 vagas.
A grande mobilização de avaliação pré-operatória integra o Mutirão de Cirurgias em andamento em todo o Estado e na Capital, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
A ideia agora, além disso, é utilizar os AMEs aos sábados para agilizar as agendas de avaliação pré-cirúrgica.
Todo esse esforço visa a acelerar a fila de cirurgias acumuladas na pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento de casos de Covid-19.
Apoio da Fuabc
A Fundação do ABC está envolvida, além disso, tanto no Mutirão de Cirurgias como nas consultas de avaliação pré-operatória aos sábados.
Nesta primeira ação em 6 de agosto, participaram, portanto, os AMEs Itapevi, Praia Grande, Santo André, Santos e Sorocaba, com total de 227 vagas ofertadas.
Durante as atividades, o AME Santos recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn. A unidade ofertou 50 vagas para avaliação de cirurgias eletivas, sendo 25 de hérnia e 25 de colecistectomia (retirada de vesícula). No AME Santo André também foram 50 vagas, sendo 15 para colecistectomia e 35 de hérnia.
Em Sorocaba, o Ambulatório Médico de Especialidade abriu 25 vagas na área de Gastroenterologia. Durante as consultas, o equipamento de saúde recebeu a visita do secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano. Também acompanharam os trabalhos o deputado federal Vitor Lippi, o coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, Flavio Benvenuto, a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) XVI, Kely Schettini, além de representantes das Secretarias de Saúde de Sorocaba e de Itu.
O AME Praia Grande abriu agenda com total de 50 vagas, sendo 25 para colecistectomia e 25 para avaliação de hérnia. Por fim, o AME Itapevi realizou os trabalhos na sexta-feira (05.08) e no sábado. Ao todo foram 52 vagas divididas entre as áreas de colecistectomia e hérnia.
Mutirão de cirurgias
O Governo do Estado anunciou em maio programa para zerar a fila de mais de 538 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
O objetivo é, da mesma forma, acabar com a demanda reprimida por meio de cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do Sistema Único de Saúde e a contratação de serviços privados.
A estratégia tem, em conclusão, duração prevista para quatro meses.
Contempla 54 cirurgias no SUS em sete especialidades:do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e nefrologia.