O Bispo Diocesano de Santo André (responsável pelos sete municípios do ABCD), Dom Pedro Carlos Cipollini, anunciou na manhã deste sábado (30/5) que será editado decreto com data de domingo (31/5) estabelecendo normas para a retomada das celebrações presenciais na Igreja Católica em toda a região a partir de 13 de junho. “A decisão vai caber a cada padre, que, em reunião com suas comunidades, analisará se a Paróquia pode ou não reabrir”, disse.
As normas, com 60 itens (definindo distanciamento das pessoas, com medidores de temperaturas, álcool em gel…) estarão disponíveis a partir deste domingo (31/5) e Dom Pedro pediu a todos os fieis que leiam atentamente: “É necessário que as pessoas leiam estas normas, porque o que acontece no nosso meio é que as pessoas não conhecem nada, não leem, não tomam conhecimento e já saem dando palpite. São os famosos “pré-supostos” de quem não leu, não entendeu e não gostou. Isso atrapalha muito”, ressaltou.
Dom Pedro admitiu que reabrir tem risco, e por isso é necessário seguir rigorosamente as normas. “Assim como Estado, o Grande ABC tem muitas diferenças, e é preciso respeitar isso. Muitos vão dizer que em suas paróquias não tem condição nenhuma de abrir, e então não abra, mas deixem aqueles que têm condições de abrir, que abram, porque as normas são das autoridades sanitárias, da Organização Mundial da Saúde”, disse.
Fieis e padres que fazem parte dos grupos de risco não devem participar, assim como as celebrações devem ser mais curtas, acentuou Dom Pedro.
Cada uma das 106 paróquias e 257 capelas e comunidades da Igreja Católica no Grande ABC deverão estudar as normas para análise da possibilidade de cumprimento de todas as orientações por parte dos padres, funcionários e fiéis dentro da igreja e nos arredores do templo.
“Que essas normas sejam recebidas como fruto de uma preocupação do bispo para atender a todos. Nosso Sínodo Diocesano teve como lema o desejo missionário de chegar a todos. E o bispo, como pai e pastor, olha a Igreja toda”, sintetiza Dom Pedro.
Assista o pronunciamento, na íntegra – https://www.youtube.com/watch?v=P9BGouaqYeI .